A Tramontina acaba de receber o primeiro certificado de conformidade IECEx para equipamentos “Ex” emitido por um organismo de certificação brasileiro.Trata-se do certificado IECEx NCC 17.0001, emitido pelaNCC Certificações do Brasilpara uma das linhas de caixas de ligação com tipo de proteção Ex “e” (segurança aumentada) fabricada pela divisão especializada em atmosferas explosivas daTramontina.
Os sistemas de certificação do IECEx são baseados exclusivamente em normas técnicas internacionais da ISO (International Organization for Standardization) e da IEC (International Electrotechnical Commission), tais como as normas das séries IEC 60079 e ISO/IEC 80079 – Atmosferas Explosivas. Além disso, contam com o apoio e incentivo daONUpara servirem de base para a elaboração dos regulamentos nacionais dos diversos países, uma vez que são considerados como as melhores práticas mundiais relacionadas com sistemas de certificação para atmosferas explosivas.
Dentre os principais benefícios da obtenção da certificação internacional pelo IECEx estão a não necessidade de repetição, nos diversos países onde são requeridas certificações “locais”, dos diversos e complexos ensaios laboratoriais já realizados por outros laboratórios de ensaios “Ex” acreditados pelo IECEx. Esta estratégia colabora para a redução dos custos e dos prazos dos diversos processos de certificação “Ex” nos diversos países do mundo.
Os ensaios que serviram de base para esta certificação das caixas de terminais Ex “e” da Tramontina foram realizados pelo ExVeritas do Reino Unido, que é um laboratório de ensaio (ExTL) acreditado pelos pares (peer-evaluation) dentro do sistema IECEx.
Ex beneficia ampla gama de indústrias
Uma atmosfera pode ser considerada explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó em relação ao ar chega a níveis em que uma fonte de ignição (faísca ou superfície quente) pode provocar uma explosão.
Mas não é apenas a indústria petroquímica que se beneficia de produtos Ex. Todos os ambientes onde são fabricados, transformados e estocados produtos que liberam substâncias inflamáveis estão pré-dispostos a conter uma atmosfera explosiva. Entre eles, pode-se destacar: tintas, vernizes e resinas; aditivos para fabricação de produtos farmacêuticos, borracha, fertilizantes, carvão, madeira, cereais, papel e celulose, entre muitos outros.
Atenta às necessidades do crescente mercado brasileiro de áreas classificadas, a Tramontina tem investido continuamente no desenvolvimento de novos produtos para este setor. São materiais elétricos que combinam segurança, design, excelente acabamento, qualidade e aprimoramento tecnológico, divididos em cinco famílias: Caixas, Painéis e Botoeiras Ex; Luminárias Ex; Tomadas e Plugues Ex; Acessórios e Conexões Ex; e Caixas, Acessórios e Conexões Industriais.
Fundada em 1911, a Tramontina é uma empresa brasileira, com sede na cidade de Carlos Barbosa (RS), e que exporta para mais de120 países. Seu portfólio de materiais elétricos inclui mais de7 mil diferentes produtos, incluindo um catálogo completo de equipamentos e componentes elétricos para atmosferas explosivas.
Tramontina, o prazer de fazer bonito
A Tramontina acredita que tudo o que é feito com carinho é especial. Por isso, gosta tanto do bem-estar que as pessoas sentem quando preparam algo com as próprias mãos, quando a receita dá certo, quando veem o jardim florido ou a bicicleta do filho consertada. Essa filosofia nasceu há mais de 100 anos com Valentin Tramontina em sua pequena ferraria. Ainda hoje é mantida pela empresa, honrando os valores pelos quais foi criada e estimulando seus 7 mil funcionários para que os consumidores tenham um mix de mais de 18 mil itens entre utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, além de materiais elétricos e móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis.
A Tramontina tem, nos Centros de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, um valioso suporte. Os parceiros de mercado também podem contar com cinco centros de logística e cinco escritórios regionais de vendas no Brasil para satisfazer, com agilidade, os seus clientes. Além disso, uma atuação sustentável faz com que a Tramontina faça bonito também em suas comunidades e no cuidado com o meio ambiente, valores que acompanham a marca no Brasil e nos diferentes continentes onde está presente com 11 unidades internacionais. Hoje, a Tramontina exporta para mais de 120 países. Tudo isso nos motiva. Um prazer estampado com orgulho no que a gente faz. Que nos faz criar, fazendo a diferença para a marca e seus consumidores. Esse é o nosso prazer de fazer bonito.
Saiba por que a Eletrik faz bonito
Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik oferece o melhor em segurança, design e soluções técnicas em materiais elétricos para instalações residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise de 40 anos na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos, como disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m2, conta com 13 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.
Fonte: Tramontina
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor