O Memorial do Rio Grande do Sul apresenta “Ocupação Feminista: o Tempo Não Para – Memória dos movimentos feministas no Rio Grande do Sul” neste sábado (9). O evento segue até o dia 24 de março, no primeiro andar da instituição, onde o público pode conferir a exposição, a exibição de audiovisuais relacionados à temática feminista, além de debates sobre o movimento no estado. A proposta é traçar um panorama das principais iniciativas realizadas em torno do ideário feminista, resgatando e atualizado a temática no contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Todas as atividades têm entrada franca.
O evento é realizado em parceria com entidades representativas relacionadas à luta feminista no Rio Grande do Sul, que colaboraram na elaboração desta programação, além de disponibilizarem seus acervos. Serão realizados três debates que oferecem uma reflexão sobre as origens do movimento, as conquistas em termos de políticas públicas e legislação e a atual situação do movimento das mulheres. Os debatedores foram selecionados conforme sua representatividade e pluralidade em termos sociais, políticos e étnicos.
A exposição apresenta materiais gráficos e documentos relacionados ao movimento de mulheres no Rio Grande do Sul. Com curadoria de Ben Berardi, serão exibidos cartazes, banners, estandartes, documentos, fotos e obras de arte relacionadas com as atividades dos movimentos feministas, com trabalhos de artistas plásticas como Zorávia Bettiol e Priscila Fróes.
Na semana de 19 a 22 de março, às 14h, na Sala do Tesouro (segundo andar), ocorre a apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos de estudantes universitárias relacionados com estudos da área de gênero e feminismos. As inscrições para a Semana de Estudos Feministas podem ser realizadas aqui.
No dia 23 de março, às 17h, está programado o Sarau Feminista para assinalar o encerramento do evento. Atividade literária, musical e poética, com leituras, declamação de poesias e apresentações musicais serão realizadas.
Confira a agenda de debates:
9/3, às 15h – As origens (as mulheres na cena pública), com Enid Backes (socióloga), Zorávia Bettiol (artista plástica), Petronilha dos Santos (professora), Zilah Breitembach (deputada estadual), Esther Grossi (educadora), Marcelly Malta (ONG Igualdade);
14/3, às 19h – As conquistas, os direitos e as leis (políticas públicas avanços e limites), com participação da ONG Themis, Coletivo Feminino Plural, ACMUN (Associação Cultural das Mulheres Negras), Sandra Maciel (ONG Maria Mulher), Nadine Anflor (delegada, chefe de polícia), Ana Naiara Malavolta Saupe (Marcha Mundial das Mulheres), Carol Bastos (Liga Brasileira de Lésbicas);
21/3, às 19h – Feminismos Contemporâneos (As novas gerações), com Priscila Voight (Ocupação Mirabal), Blogueiras Negras, Coletivo Atinúké, Priscila Fróes (TransENEM, artista plástica) e Monique Prada (ativista e escritora).
SERVIÇO
O quê: Ocupação Feminista: o Tempo Não Para – Memória dos movimentos feministas no Rio Grande do Sul
Quando: de 9 a 24 de março. Abertura neste sábado (9) às 15h
Local: Memorial do Rio Grande do Sul (rua Sete de Setembro, nº 1.020), em Porto Alegre.
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)