Tortelaço e Vinho Encanado engajam comunidade para a 18ª Fenavinho

Programação da Festa Nacional do Vinho segue com Jogos Coloniais, Desfile Cultural e Vila Típica

A preparação da comunidade para a 18ª Fenavinho ganhou sabores especiais neste ano, com a realização do Tortelaço, acompanhado pelo Vinho Encanado – convidando o público para uma aguçadora experiência enogastronômica. A segunda edição do Festival de Tortéi ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, na Via del Vino, centro de Bento Gonçalves – endereço, também, da histórica Casa do Vinho, de onde saiu a bebida que guarneceu as taças dos participantes da programação.

Ao longo dos dois dias, foram comercializadas cerca de 2 mil porções de tortéi e aproximadamente a mesma quantidade de doses de vinho tinto, branco e suco de uva a um público estimado em pelo menos quatro mil pessoas circulando pelo local. Elas puderam apreciar uma agenda gratuita de shows protagonizada por artistas como Renato Borghetti, Farina Brothers, Coral Vale dos Vinhedos, Trebbiano, Cavatappi e Zo Garrafon, trazidos pelo projeto ‘Fenavinho Cultural’.

“A 18ª Fenavinho vem com uma proposta muito forte de movimentar a comunidade, o que tem sido feito com uma agenda de atividades que começou em março, com a primeira edição do Tortelaço e Vinho Encanado, seguiu em abril, com a Escolha da Corte e tem, ainda, compromissos como os Jogos Coloniais, atualmente com as etapas classificatórias nos distritos e o Desfile Cultural – tudo isso culminando com a Vila Típica, que ocorre em conjunto com a 31ª ExpoBento. É um circuito intenso dedicado a valorizar a cultura local e oferecer ao público experiências únicas, conectadas com nossa essência”, explica Marijane Paese, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora da Fenavinho e da ExpoBento.

Os Jogos Coloniais têm disputas nos distritos do Vale dos Vinhedos (14 de maio), de Faria Lemos (20 de maio) e em Tuiuty (21 de maio). A localidade de São Pedro já realizou suas eliminatórias. O Desfile Cultural será no dia 28 de maio. Já a programação da Vila Típica da 18ª Fenavinho ocorrerá de 8 a 18 de junho, juntamente com a 31ª ExpoBento, no Parque de Eventos, tendo como uma das atrações a final dos Jogos Coloniais, no dia 13 daquele mês.

Como foi o Tortelaço

A segunda edição do Tortelaço trouxe um menu incrementado para atender a todas as preferências de paladar. O tortéi – prato que tem massa de farinha de trigo recheada com moranga refogada – apareceu guarnecido por oito opções de molho, das mais tradicionais às inusitadas. Foi possível saborear versões como bolonhesa e frango desfiado (restaurante Canta Maria); tomate seco e salame (Belgrano); molho de pesto de pinhão (Ristorante Di Bartolomeu) quatro queijos, carne de panela, e para a sobremesa, o doce, feito com leite condensado e nozes (Primazia). As porções de tortéi foram servidas em cumbucas sustentáveis, produzidas pela empresa Orquidea a partir do reuso de farelo de trigo, resultando em um utensílio que se decompõe em 45 dias, sem impacto ambiental – demonstrando que é possível, sim, agregar diversão e sustentabilidade.

Quem preferiu também pôde petiscar lanches típicos (tábua de frios, polenta com queijo e salame e pão colonial, por exemplo) ou degustar docinhos e salgados saudáveis do Armazém Vida Saudável. Completando a gastronomia, vinhos tinto, branco e suco de uva encheram as taças e garantiram a alegria da programação, na melhor combinação do que a região tem a oferecer para quem busca o turismo de experiência.

 

Fonte: Exata Comunicação

Fotos: Gabriel Santos

error: Conteúdo Protegido