Time de resposta rápida é implementado no Complexo Hospitalar Unimed

Equipe é treinada com o objetivo de assegurar atendimento rápido e eficaz para pacientes internados em parada cardiorrespiratória

O Time de Resposta Rápida (TRR) está dando início a suas atividades no Complexo Hospitalar Unimed. Significa que entra em ação uma equipe formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem treinados para atender a pacientes em intercorrências agudas e graves nas unidades de internação adultas da instituição.

O TRR atende ao código azul, ou seja, a pacientes adultos internados em parada cardiorrespiratória (PCR). Os setores contemplados pela equipe são o de internação de pacientes adultos, o Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI) e o Laboratório.

“A implantação do TRR é muito importante porque padroniza a ação da equipe multidisciplinar no atendimento a parada cardiorrespiratória. Tudo é pensado para prestar um atendimento mais rápido e efetivo”, explica Vanessa Ranquetat, enfermeira tutora do TRR junto a Mariana Panozzo e Sônia Barcellos.

Conforme os profissionais do TRR, o Time será acionado por um membro do setor de internação adulto no momento da detecção de uma parada cardiorrespiratória. Esse processo ocorre por meio de um programa instalado na área de trabalho dos computadores dos setores envolvidos. Quando esse ícone for ativado, o modo de acionamento se dará por um telefone móvel simultâneo, para todos os membros do Time escalados – tudo com agilidade, rapidez e destreza na realização do atendimento.

“O Núcleo de Educação Permanente, juntamente com a equipe multidisciplinar, busca atender continuamente e prontamente a paradas cardiorrespiratórias nas unidades de internação não críticas (setores de internação adultos). Para isso, vem colocando em prática ideias promissoras a fim de proporcionar um atendimento de qualidade e voltado à segurança dos beneficiários”, dizem os profissionais do Time.

Todos os integrantes do TRR receberam treinamentos sobre manobras de reanimação cardiorrespiratória (RCP), assim como todos os funcionários dos setores envolvidos. A capacitação é realizada de modo contínuo, o que garante que os profissionais estejam sempre atualizados a respeito das melhores condutas.

Na prática, a implantação do TRR assegura ainda mais qualidade nos serviços prestados pelo Complexo Hospitalar Unimed. Situada em Caxias do Sul, a instituição recebe pacientes de 17 municípios da região.

Sobre a Unimed Nordeste-RS

A Unimed Nordeste-RS reúne atualmente mais de 1,3 mil médicos cooperados e 2.679 funcionários. Desses, 1,9 mil atuam no Complexo Hospitalar Unimed. A estrutura engloba Casas do Cliente e serviços próprios, que incluem Prontos-Atendimentos Unimed 24 Horas (em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha), Laboratórios de Análises Clínicas, Atenção Domiciliar, SOS Emergência, Saúde Ocupacional, Medicina Preventiva, Centro de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica, Farmácias, Espaço + Saúde e o Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul, que envolve a Unidade Materno-Infantil e o Hospital Unimed.

Com mais de 380 mil beneficiários e mais de 8,3 mil empresas clientes, a cooperativa está presente nos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos.

 

Fonte: Adri Silva Comunicação
Foto: Divulgação Unimed Nordeste RS

(RM)

error: Conteúdo Protegido