Tertúlia Mestre une tradição e diversidade artística em Bento

Atividade cultural dos estudantes da Escola Mestre Santa Bárbara será realizada dia 13, às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves com apresentações abertas ao público e, na sequência, serão realizadas apresentações em escolas da cidade e na Praça CEU

Arte e aprendizado, tradição e memória se encontram na sexta-feira, dia 13, às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes, quando os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara apresentam mais uma edição do projeto Tertúlia Mestre, levando ao palco coreografias derivadas de estudos realizados no ambiente escolar. Cerca de 720 estudantes de 21 turmas do ensino médio farão apresentações artísticas abertas ao público.

O espetáculo que será apresentado é o resultado do conhecimento compartilhado a partir de atividades no ambiente escolar unindo conteúdos sobre a cultura gaúcha a partir de temas como a construção das identidades, memórias e história do Rio Grande do Sul. Antes de chegarem às coreografias artísticas, os estudantes trabalharam em ações interdisciplinares para abordar, com criatividade e arte, temas e que vão da identidade e memória à História do Estado. Assim, o projeto busca incentivar o trabalho pedagógico por meio de pesquisa e cooperação, na construção do conhecimento em distintas áreas da aprendizagem, valorizando a diversidade cultural.

A apresentação artística é mais que apenas um evento de entretenimento; é um convite aos alunos para explorarem novas perspectivas, expressarem-se criativamente e desenvolverem empatia e compreensão. Além disso, o projeto promove habilidades essenciais, como integração, comunicação e confiança, preparando os alunos para enfrentarem desafios futuros com a criatividade e resiliência.

Na terceira etapa do Tertúlia Mestre serão realizadas apresentações de dança em escolas públicas de Bento Gonçalves e na Praça CEU do município entre os dias 16 à 19 de setembro. As apresentações serão realizadas dia 16 de setembro na EEEF Pedro Vicente da Rosa, às 9h e às 15h, e às 9h30min e 14h na EMEF Ernesto Dorneles; dia 17, às 8h30min, na EMEF Professora Liette Tesser Pozza, às 8h30min; e dia 18 de setembro, às 8h30min na EMEF Ouro Verde e às 10h na Praça CEU, às 14h na EMEF Professora Maria Borges Frota (CAIAC), e às 15h na EMEF Ouro Verde.

O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves, sob coordenação da proponente e diretora da EEEM Mestre Santa Bárbara, Margarida Mendes Protto. A produção cultural é da historiadora Cristine Tedesco.

O ingresso para as apresentações no Ginásio Municipal de Esportes custa R$15,00 e pode ser adquirido diretamente na Secretaria EEEM Mestre Santa Bárbara. Fone: (54) 3452 – 2092. R. Étore Geovane Perizolo, 463 – Humaitá. Bento Gonçalves – RS.

Fonte: Carlinhos Santos – Jornalismo Cultural

error: Conteúdo Protegido