Intitulado Educação para o futuro o projeto pedagógico é inovador, e permitirá que os alunos estudem em espaços do Campus Bento. A universidade fará a cedência de 10 salas de aula, auditório, ginásio, laboratórios de informática, biologia e física com técnicos, além de espaço da secretaria. O plano pedagógico, professores, merenda, direção e outras ações permanecem a cargo da SMED.
A vice-diretora da EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz, Cristiane Ferrari Rizzi, destaca que “a expectativa é grande devido à importância desse ato para a história do ensino em Bento Gonçalves. Vamos ter a ampliação de vagas nas séries iniciais e finais. Essa oportunidade aprimora a demanda da comunidade, bem como do acesso ao conhecimento, já que os alunos vão poder usufruir da estrutura da Universidade”.
O Município realizará o repasse de R$ 1.255.250,00 referentes à reforma da cozinha – de acordo com as normativas de educação – cessão de uso do espaço, equipamentos, projeto pedagógico, espaço maker, horta escolar e escola para vida.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi ressalta que “é um momento muito especial essa parceria que estamos firmando com a UCS que vai beneficiar aos alunos, professores, pais e o município. Sabemos o quanto é importante como SMED preservar a nossa educação. E hoje iniciamos uma nova etapa de ensino, neste espaço de construção de conhecimento”.
Para o vice-reitor da UCS e sub-reitor do Carvi, Odacir Deonisio Graciolli, com a parceira a universidade contribui para o fomento e qualificação da área e com o Município. “A proposta foi muito bem aceita internamente. Hoje estamos muito felizes com a parceria. É um propósito que vale a pena, pois é grandioso e vamos colher frutos interessantes. Esse envolvimento vai ter muito sucesso. Agradeço a toda a equipe que desenvolveu essa belíssima iniciativa”.
O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava destaca o caráter inédito da parceria. “Esse projeto não tem em nenhum lugar do mundo. O nosso objetivo é a união para melhor atender a comunidade. É uma proposta pedagógica e formativa onde toda essa estrutura do campus vai estar à disposição dos alunos da EMTI São Roque. Parabéns a todos por esta visão. Trabalhando desta maneira vamos otimizar cada vez mais os nosso recursos. Com certeza é uma parceria que não tem erro”, disse.
O projeto ainda prevê a construção de espaço maker para professores e alunos estarem mais próximos e debaterem ideias, horta escolar e criação de um projeto que levará conteúdo para as crianças com câncer.
Representando o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, que estava em Porto Alegre participando do lançamento do projeto Avançar no Turismo, a primeira-dama Cláudia Remus comemorou a parceria. “Nós gostaríamos que todas as escolas tivessem uma estrutura geral como uma universidade tem. Estaremos dentro deste ambiente atendendo alunos e proporcionando mais vagas. Hoje estamos plantando a primeira sementinha. O papel das instituições de ensino é de promover iniciativas como essa para projetar um futuro concreto prestando serviços a comunidade e aprimorando as suas ações”.
No final do encontro as autoridades visitaram os laboratórios da universidade, que serão utilizados pelos alunos.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon / Divulgação
(RM)
Confira as orientações para o Enem 2024
Consulado da Itália convoca requerentes de cidadania para agendar atendimento
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 127 milhões