A assinatura foi realizada na sede do 3º Bpat e contou com a presença dos vereadores. O grupo também visitou a estrutura do Centro de Operações Integradas (CIOP).
Com o documento será possível que as forças de segurança tenham acesso direto as imagens dos prédios públicos, escolas, UPA, Complexo Administrativo e outros pontos. “Foi um longo caminho para termos a estrutura que Bento possuí hoje para videomonitoramento. E agora com esse termo será possível que as forças de segurança tenham acesso direto as câmeras das estruturas do Município. Será criado um login para acesso e a prefeitura efetuará instalação dos softwares necessários sem gasto nenhum para os envolvidos”, destaca o secretário de Administração Matheus Barbosa.
Para o secretário de Segurança Tenente Coronel Paulo César de Carvalho essa iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação vem “demonstrar em mais uma importante ação de integração das Forças de Segurança de nossa Cidade. O acesso das imagens tanto pela Brigada Militar, Polícia Civil e GCM trás uma agilização da busca das imagens das câmeras de segurança municipal. As imagens podem auxiliar durante a ocorrência dando as características de uma pessoa ou veículo. Também está em andamento o convênio para o espelhamento de todas as câmeras para a Polícia Civil, que hoje são acessadas no CIOP no 3º Bpat, que será mais um passo para este trabalho em prol da comunidade bento-gonçalvense”.
O Comandante do 3º Bpat Tenente-Coronel Artur Marques de Barcellos destacou sobre o “compartilhamento de imagens que a prefeitura está coletando das estruturas municipais, das escolas municipais e que teremos acesso para que em caso de alguma ocorrência, alguma intervenção policial, a agente possa se aproximar de uma maneira mais rápida”.
A delegada Maria Isabel Zerman destacou que o procedimento “desburocratiza o acesso às imagens. E esse acesso é importante em um inquérito. Só vem a melhorar o trabalho da Polícia Civil”, disse.
Rodrigo Veiga Morale da 2ª Delegacia da Polícia Civil também destacou a importância das imagens para a polícia. “Muito obrigado por ter atendido nosso pleito. As imagens são essenciais para polícia civil, pois são uma das ferramentas que a gente mais usa para identificar autores de crime. Desde o menos grave até um mais grave como homicídio”.
Atualmente o Município conta com 204 câmeras de videomonitoramento, sendo 20 escolas já com cobertura. “Hoje possuímos uma grande cobertura de videomonitoramento na nossa cidade, com câmeras modernas e que auxiliam as forças de segurança. Essa foi uma das prioridades da administração em ampliar a cobertura e oferecer subsídios para o trabalho da Brigada, da Polícia, da nossa Guarda”, afirma o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
KPJ
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor