Os próximos dias devem ser marcado por tempo estável e queda de temperatura no Estado, conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 26/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Neste sábado, dia 29, a tendência é de queda nas temperaturas no decorrer do dia em todo o Rio Grande do Sul, com a possibilidade de ocorrência de geada na maior parte das regiões. O deslocamento de um anticiclone migratório vai promover o aporte de umidade marítima do Rio da Prata, aumentando a nebulosidade, principalmente no sul do estado. Este fato pode criar uma probabilidade de precipitação invernal do tipo chuva congelada, grânulos de gelo ou mesmo neve em pontos mais altos e isolados da Serra do Sudeste, na Região Sul, e sobre a Serra Gaúcha, entre a manhã e à tarde.
No domingo, 30, a probabilidade de precipitação invernal permanecerá durante a madrugada apenas para a Serra Gaúcha em função do mesmo mecanismo de transporte de umidade do dia anterior. Nas demais regiões, o risco maior é de ocorrência de geada e, no decorrer do dia, o padrão será de tempo estável sobre todo RS.
A tendência para os três primeiros dias da semana é de tempo estável, temperaturas em leve declínio e probabilidade de chuva fraca somente na quarta-feira. Na segunda-feira, dia 1º de julho, o anticiclone migratório, que já estará mais deslocado sobre o Oceano Atlântico, manterá o tempo estável e as temperaturas mais amenas. Na terça-feira, dia 2, o padrão atmosférico deve se repetir. Na quarta-feira, 3, o fluxo de umidade oceânica no setor oeste do anticiclone migratório, que no momento estará com núcleo sobre o Oceano Atlântico, criará condições para a ocorrência de chuva nas regiões da Serra Gaúcha, Metropolitana e Norte.
Para os próximos sete dias os prognósticos indicam chuvas de pequeno volume principalmente para as regiões da Serra, Campos de Cima da Serra e Alto Uruguai com volumes de até 5 mm.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves