Tema da Campanha da Fraternidade mobilizou leigos e religiosos em momento formativo diocesano em Caxias

O Espaço Pastoral da Paróquia São Pelegrino, em Caxias do Sul, ficou lotado com a presença de leigos, religiosos e padres, na noite da quinta-feira, 16 de fevereiro, para o segundo momento formativo organizado pela Coordenação Diocesana de Pastoral. O encontro abordou o tema “Fraternidade e Fome”, que será tema da Campanha da Fraternidade 2023, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, (Mt 14,16).

O encontro foi conduzido pelo coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, que também apresentou alguns números da caridade na Diocese de Caxias do Sul. A atividade, que contou com transmissão pelas redes sociais da Diocese (você pode acompanhar a íntegra do vídeo logo acima), teve a assessoria da diretora de segurança alimentar da prefeitura de Caxias do Sul, Cristina Gregoletto, e da provincial das Pastorinhas, irmã Vanda Bisato.

Durante sua fala, Cristina pontuou a realidade das políticas públicas relacionadas à superação da fome no Brasil e trouxe dados sobre a pobreza em Caxias do Sul. Segundo os levantamentos que remetem ao mês de julho de 2022, quase 40 mil caxienses convivem com a pobreza ou a extrema pobreza. Diante disso, apresentou os projetos já realizados e pontuou parcerias que podem ser realizadas, tendo em vista a segurança alimentar e nutricional dos cidadãos e cidadãs nas cidades da Diocese.

A iluminação bíblica da realidade foi a temática trazida pela irmã Vanda Bisato. A partir do texto-base da Campanha da Fraternidade, a provincial das Irmãs Pastorinhas também fez as ponderações necessárias para viver a CF como um tempo de conversão pastoral. A atividade ainda contou com a participação de irmãos da Igreja Anglicana.

O primeiro momento de formação, também com a presença do padre Leonardo Inácio Pereira, da diretora de segurança alimentar Cristina Gregoletto e da irmã Vanda Bisato, aconteceu na manhã da terça-feira, dia 16 de fevereiro, e reuniu diversos padres da Diocese, no Centro Diocesano de Formação Pastoral.

Fonte: Comunicação / Diocese de Caxias do Sul

PG

 

error: Conteúdo Protegido