A segunda edição da Tecnovitis 2017 – Feira de tecnologia para a viticultura – foi lançada na noite de segunda-feira, dia 2, em cerimônia no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, sede do governo do estado, em Porto Alegre.
Uma comitiva de Bento Gonçalves, incluindo produtores e representantes do setor, estiveram presentes no evento. Antes do evento de lançamento a comitiva realizou uma visita guiada pela sede do governo.
A feira acontece de 6 a 8 de dezembro, das 10h às 18h, no Vale dos Vinhedos, rota turística de Bento Gonçalves e região. Na solenidade de lançamento, estiveram presentes autoridades políticas, entre eles o governador do estado, José Ivo Sartori, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, de Farroupilha, Claiton Gonçalves, o secretário da agricultura do estado, Ernani Polo, prefeitos de cidades da região, apoiadores, soberanas da feira, produtores, e imprensa.
Durante seu pronunciamento, o presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, agradeceu a todos os apoiadores e organizadores da feira e destacou a importância dos produtores do setor.
Após a solenidade, Schneider ressaltou a importância do evento, “é uma oportunidade ímpar que a gente vivenciou hoje, estar aqui em Porto Alegre, no Palácio Piratini. O setor vitivinícola está de parabéns em todos os sentidos e que a gente consiga cada vez mais unir as entidades para o desenvolvimento do setor”.
Presente no evento, o governador José Ivo Sartori, falou da importância da automatização da produção agrícola no estado “a evolução tecnológica é tão grande que a gente não acredita no maquinário que a gente vê nas produções do nosso Rio Grande. É uma ciosa impressionante, é tudo automatizado, isso vale pra soja, pro milho, pro arroz, inclusive pra questão da uva também, estão criando maquinários novos, então acho que esse evento também ajuda a prestar informação, a mostrar pras pessoas oque se pode empregar de tecnologias novas para todos nós produtores”.
Segundo o secretário de agricultura do estado, Ernani Polo, a feira vem para unir a tecnologia, a eficiência e a qualidade “o empreendedorismo hoje busca essa excelência, não só na quantidade de produção mas na qualidade do produto, e é justamente isso que a Tecnovitis faz durante o seu período disseminando conhecimento, tecnologia e oportunizando inovações”.
A feira compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva.
Durante os três dias de evento, a Tecnovitis 2017, em sua segunda edição, vai disponibilizar o contato dos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa, com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura. Além de palestras, demonstrações técnicas à campo e exposição de produtos e serviços para o setor.
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana