A segunda edição da Tecnovitis 2017 – Feira de tecnologia para a viticultura – foi lançada na noite de segunda-feira, dia 2, em cerimônia no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, sede do governo do estado, em Porto Alegre.
Uma comitiva de Bento Gonçalves, incluindo produtores e representantes do setor, estiveram presentes no evento. Antes do evento de lançamento a comitiva realizou uma visita guiada pela sede do governo.
A feira acontece de 6 a 8 de dezembro, das 10h às 18h, no Vale dos Vinhedos, rota turística de Bento Gonçalves e região. Na solenidade de lançamento, estiveram presentes autoridades políticas, entre eles o governador do estado, José Ivo Sartori, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, de Farroupilha, Claiton Gonçalves, o secretário da agricultura do estado, Ernani Polo, prefeitos de cidades da região, apoiadores, soberanas da feira, produtores, e imprensa.
Durante seu pronunciamento, o presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, agradeceu a todos os apoiadores e organizadores da feira e destacou a importância dos produtores do setor.
Após a solenidade, Schneider ressaltou a importância do evento, “é uma oportunidade ímpar que a gente vivenciou hoje, estar aqui em Porto Alegre, no Palácio Piratini. O setor vitivinícola está de parabéns em todos os sentidos e que a gente consiga cada vez mais unir as entidades para o desenvolvimento do setor”.
Presente no evento, o governador José Ivo Sartori, falou da importância da automatização da produção agrícola no estado “a evolução tecnológica é tão grande que a gente não acredita no maquinário que a gente vê nas produções do nosso Rio Grande. É uma ciosa impressionante, é tudo automatizado, isso vale pra soja, pro milho, pro arroz, inclusive pra questão da uva também, estão criando maquinários novos, então acho que esse evento também ajuda a prestar informação, a mostrar pras pessoas oque se pode empregar de tecnologias novas para todos nós produtores”.
Segundo o secretário de agricultura do estado, Ernani Polo, a feira vem para unir a tecnologia, a eficiência e a qualidade “o empreendedorismo hoje busca essa excelência, não só na quantidade de produção mas na qualidade do produto, e é justamente isso que a Tecnovitis faz durante o seu período disseminando conhecimento, tecnologia e oportunizando inovações”.
A feira compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva.
Durante os três dias de evento, a Tecnovitis 2017, em sua segunda edição, vai disponibilizar o contato dos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa, com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura. Além de palestras, demonstrações técnicas à campo e exposição de produtos e serviços para o setor.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor