Coordenador de ações que tornaram Barcelona a Capital Europeia da Inovação, espanhol Josep Piquè vai falar para prefeitos, empresários e lideranças regionais sobre transformação de cidades a partir da ciência e da tecnologia
Um dos maiores especialistas mundiais em desenvolvimento e inovação, o espanhol Josep Piquè, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP, na sigla em inglês), apresenta amanhã para prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários, líderes de entidades da região e autoridades acadêmicas a conferência ‘Como Transformar as Cidades’. Promovido pelo Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS, o encontro, às 17h desta terça, 10 de abril, ocorre na Sala Florense do Bloco M do campus-sede da UCS.
Presidente também do parque de inovação La Salle Technova Barcelona e ex-presidente da Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos, Piquè dirigiu, como CEO do Distrito de Inovação 22@Barcelona a criação de um metamodelo de desenvolvimento que contribuiu para tornar a cidade catalã a Capital Europeia da Inovação. Na América do Sul, foi contratado para implantar a metodologia em Medellín (Colômbia) e, no Brasil, no Estado de Santa Catarina – e também vai assessorar a Aliança para Inovação (recém formada entre UFRGS, PUC-RS e Unisinos) para a aplicação do método na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O processo é direcionado pelo conceito de tripla hélice, em que universidades, empresas e poder público atuam juntas em benefício da sociedade. A lógica é que o conhecimento gerado nas instituições de ensino seja transformado em soluções para o mundo empresarial, com a intermediação viabilizada por uma regulação eficiente dos órgãos governamentais. Nesse contexto, os parques científicos e tecnológicos, como o TecnoUCS, têm o papel de indutores do desenvolvimento, promovendo a articulação entre as partes e o planejamento e a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento. As iniciativas se baseiam na lapidação de talentos, no estímulo à inovação e na atração de investimentos para a geração de empreendimentos de base tecnológica, ampliando a matriz econômica e os resultados sociais.
“Como único parque científico e tecnológico da região, é nosso papel olhar para esse movimento mundial de desenvolvimento baseado na inovação e articular para que, junto com o poder público e com o setor empresarial, possamos pensar como nossa região pode se engajar nesse movimento”, define o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr sobre o encontro com o presidente da IASP. A reunião que deve reunir 60 pessoas entre prefeitos, líderes empresariais, de entidades e gestores e pesquisadores da UCS.
O CONFERENCISTA
Josep Miquel Piqué é engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Ramon Lull (onde funciona, desde 2001, o parque de inovação La Salle Technova Barcelona, o qual preside hoje) e pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), com MBA pela Escola Superior de Administração e Direção de Empresas (ESADE), da Espanha. É diplomado também pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA) e pela Universidade da Califórnia (EUA).
É o atual presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, em inglês) e ex-presidente da Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos (XPCAT).
Atua na Diretoria Geral de Política Regional e Urbana (DG-REGIO) da Comissão Europeia e é membro da equipe de Políticas de Inovação e Competitividade da Comissão para a Europa das Nações Unidas (UNECE). No âmbito da administração pública, foi diretor estratégico da Agência de Desenvolvimento Barcelona Ativa e CEO do Distrito de Inovação 22@Barcelona e do Agrupamento de Crescimento Econômico de Barcelona, onde coordenou ações voltadas a tornar a cidade a Capital Europeia da Inovação. No Brasil, contratado pelo governo catarinense, conduziu, em 2015, a constituição de um plano de trabalho para os centros de inovação de SC, desenvolvendo um metamodelo baseado no utilizado pela Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos.
A IASP
A Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, em inglês) é uma organização não governamental (ONG) que tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos parques científicos e tecnológicos por meio da inovação, do empreendedorismo, da tecnologia e do conhecimento. A entidade conta com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e é membro fundadora da Aliança Mundial para a Inovação (Wainova). No Brasil, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) – à qual o TecnoUCS é filiado – é associada à IASP.
Fonte: UCS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor