Com o objetivo de disseminar novidades e boas práticas para a vitivinicultura brasileira, o 2º Dia de Campo da Embrapa Uva e Vinho começa hoje, terça-feira, dia 4, em Bento Gonçalves, e segue nos dias 5 e 6 de fevereiro. A programação, que ocorre das 13h30 às 17h, será a mesma nos três dias do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: www.embrapa.br/uva-e-vinho/dcinstitucional.
Durante o evento, produtores, técnicos e formadores de opinião participam de programação focada em tecnologias para a sustentabilidade da vitivinicultura. A palestra de abertura, intitulada Vinhos BRS: oportunidade em cenário de mudanças climáticas e ameaças fitossanitárias, será apresentada pelo pesquisador Marcos Botton. Em destaque estarão as cultivares de uvas desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, da Embrapa. Além da palestra, os vinhos e sucos das cultivares BRS Lorena, BRS Carmem e BRS Bibiana poderão ser degustados pelos participantes na primeira estação temática, que será conduzida pelo analista João Carlos Taffarel.
Na segunda estação, será apresentado um novo sistema de condução para videiras: a Lira Modulável, desenvolvido com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS). O pesquisador Giuliano Elias Pereira divulgará os resultados deste sistema, que permite aumentar a produtividade dos vinhedos em comparação com o sistema da espaldeira, bem como regular os ângulos dos ramos da videira.
A terceira estação será dedicada ao Manejo de plantas de cobertura para proteção do solo e garantia de parreirais mais saudáveis e produtivos e será coordenada pelo pesquisador George Wellington de Mello.
O evento também contará com um espaço onde parceiros, licenciados de tecnologias da Embrapa Uva e Vinho, irão exibir seus produtos aos participantes. Estão confirmados a Jahde Tecnologia, com o Sistema Crops – módulo para controle do míldio da videira (https://sistemacrops.com.br); a Vinícola Chesini com o vinho Lorena Ativa (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/83374595/adega-chesini-lanca-o-vinho-lorena-ativa-na-wine-south-america) e a Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL), responsável pelo acompanhamento e certificação dos viveiristas credenciados para a comercialização das mudas das cultivares de uvas BRS.
O Dia de Campo integra a programação comemorativa dos 50 anos da Embrapa Uva e Vinho e também faz parte do calendário de eventos do Programa Recupera Rural RS, com o apoio da Plataforma Colaborativa Sul.
Dúvidas ou informações podem ser obtidas em uva-e-vinho.eventos@embrapa.br ou pelo WhatsApp (54) 3455-8082.
Serviço:
2º Dia de Campo da Embrapa Uva e Vinho
Datas: 04, 05 e 06 de fevereiro de 2025 (mesma programação nos três dias)
Horário: 13h30 às 17h
Local: Embrapa Uva e Vinho: Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves (RS)
Programa:
Palestra: Vinhos BRS: oportunidade em cenário de mudanças climáticas e ameaças fitossanitárias – Marcos Botton
Estação 1: Sucos e vinhos elaborados com cultivares BRS – João Carlos Taffarel
Estação 2: Lira modulável: novo sistema de condução para videiras – Giuliano Pereira
Estação 3: Plantas de cobertura: importância e manejo – George Wellington de Mello
Inscrições:
Grupo 1 – Dia 04/02 – Link para inscrição
Grupo 2 – Dia 05/02
Grupo 3 – Dia 06/02
Dúvidas e Informações adicionais: WhatsApp: (54) 3455-8082 ou e-mail: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br
Fonte e imagem: Divulgação/Embrapa Uva e Vinho
Museu do Imigrante: “Violentos Vermelhos” é a segunda exposição individual da poeta e designer Dani Possamai, em Bento
Junta de Serviço Militar passa a funcionar na SEMSEG em Bento Gonçalves
Primeira sessão ordinária de 2025 da Câmara Bento aprova Moção de Aplauso e debate desafios do município