Na última terça-feira, dia 9, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, acompanhado da coordenadora das capacitações, Sheila Carvalho, participou da Tarde de Campo sobre pragas e doenças na Viticultura. O encontro foi organizado pela Emater com apoio da Secretaria por meio do Programa Municipal de Qualificação do Meio Rural.
A capacitação foi realizada na propriedade de Estevão e Jaimir Milani, na comunidade da Linha 6 da Leopoldina, distrito de Vale dos Vinhedos, e contou com a participação de 35 agricultores do Vale dos Vinhedos e de São Pedro. Todos os produtores que participaram do encontro integram o Projeto de Valorização e Resgate dos Vinhos Coloniais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Emater, e o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, iniciativa da Emater.
Dentre os assuntos, foram abordados o controle da pérola da terra/brocas e cochonilhas, pelo Dr. Marcos Botton e controle de doenças da videira, pelo Dr. Lucas Garrido, ambos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho.
“Esse tipo de ação é fundamental para aproximar os produtores rurais do assunto, principalmente quando se almeja o uso racional de defensivos agrícolas nas propriedades. Para isso, o agricultor tem que identificar corretamente a praga e os agentes da doença para tomada de decisão do melhor momento de aplicação do tratamento. Isto garante eficiência produtiva e segurança tanto para o agricultor, ao consumidor e ao meio ambiente”, destacou Sheila.
A próxima Tarde de Campo será realizada em São Valentin, no distrito de Tuiuty, na próxima terça-feira, 16, na propriedade de Hilário Lunélli.
Fonte: Prefeitura de Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves