Na noite da última segunda-feira, dia 7, foi inaugurada a nova sede do Tacchini Voluntariado. O espaço, agora localizado no Mall do Hospital do Tacchimed, marca um novo capítulo na trajetória do grupo que iniciou em 1996. A nova sede também abriga uma loja, onde serão comercializados produtos doados ou produzidos pelas próprias voluntárias. Toda a renda será revertida para as ações junto aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Margaret Donadel, presidente do Tacchini Voluntariado, a nova sede representa mais do que um espaço físico. “A verdade é que, no fim das contas, o mais importante é ajudar. Muitas vezes, um paciente está fragilizado, triste, com medo… e uma palavra de carinho, um pequeno gesto, um enxoval feito com cuidado… tudo isso pode mudar o dia, o ânimo, a realidade de uma pessoa. A nova sede é bonita, é funcional, mas, acima de tudo, é nossa. E vai nos permitir fazer ainda mais e melhor.”
Tacchini Voluntariado
A história do Tacchini Voluntariado começou em 24 de abril de 1996, com apenas duas integrantes: Terezinha Poletto e Erci Gregoletto Molinari. Movidas pelo desejo de fazer a diferença na vida de pacientes em situação de vulnerabilidade social, elas iniciaram suas atividades com a confecção de enxovais para recém-nascidos. Roupas usadas eram reformadas, peças em tricô e crochê tomavam forma, sempre com dedicação e carinho.
Com o passar dos anos, a atuação do grupo se expandiu. Além dos enxovais, as voluntárias passaram a doar roupas e itens de higiene pessoal para pacientes adultos do SUS. Em 2003, o trabalho ganhou uma nova dimensão com a inclusão de atendimentos estéticos aos pacientes do setor de psiquiatria do hospital — como cortes de cabelo e cuidados com as mãos —, levando dignidade e autoestima a quem mais precisa.
As ações também se intensificam em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, com a entrega de doces e brinquedos às crianças internadas. O grupo, que hoje conta com 39 voluntárias, é reconhecido por algo que vai além dos donativos: a doação de tempo, carinho e atenção a cada paciente.
O presidente do Conselho de Administração do Tacchini Saúde, Leonardo Giordani, também destacou o valor simbólico e prático da nova estrutura: “Nossos conselheiros fizeram questão de ceder esse espaço como forma de agradecimento e valorização a tudo o que vem sendo feito ao longo dos anos. Cada produto vendido na loja terá sua renda revertida integralmente para ações do voluntariado, beneficiando diretamente os pacientes do SUS. É mais uma maneira de transformar cuidado em ação.”
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias