Durante a visita que marcou a entrega oficial da indicação, o deputado federal Sanderson conheceu de perto o trabalho realizado no setor oncológico e reafirmou seu compromisso com a saúde da comunidade. Ele destacou a importância do hospital para os 23 municípios que compõem a região e ressaltou o desafio de alocar recursos para a saúde em um cenário de dificuldades em várias regiões.
“Desejo ao hospital vida longa para atender os 22 municípios da região. Sabemos do trabalho voluntário dos conselheiros e da qualidade de atendimento que o Tacchini oferece à comunidade. Queríamos vir com muito mais do que esse valor, mas há muitas regiões do nosso estado em dificuldade”, afirmou o deputado.
O presidente do Conselho Administrativo do Hospital Tacchini, Leonardo Giordani, ressaltou a gratidão pela parceria com o parlamentar. “Não é a primeira verba destinada pelo deputado Sanderson. Isso mostra a sensibilidade do parlamentar junto à área da saúde. Quando vamos ao seu gabinete, vamos voluntariamente em nome da comunidade e somos muito bem recebidos. Ficamos muito felizes com essa indicação”, disse Giordani.
Emenda de Custeio
As emendas de custeio são recursos públicos destinados a custear despesas de funcionamento de instituições e serviços públicos, como hospitais, escolas e outras entidades que atendem à população. Esses recursos não são voltados para investimentos em infraestrutura ou compra de equipamentos, mas sim para garantir o funcionamento contínuo e a manutenção dos serviços essenciais, como salários de funcionários, compra de insumos e despesas operacionais.
‘As emendas de custeio desempenham um papel crucial no dia a dia do hospital, permitindo que os serviços de saúde continuem a ser oferecidos com qualidade e eficiência à população apesar da defasagem do valor da tabela SUS”, descreveu o gerente de relações institucionais do Hospital Tacchini, Humberto Godoy.

O caminho até o recurso
Embora a emenda tenha sido indicada pelo deputado, há um longo caminho até que o valor esteja disponível no caixa do hospital. Após a indicação, a emenda precisa passar por uma série de trâmites burocráticos, incluindo a análise e aprovação pela Comissão de Orçamento e Finanças, além de uma série de formalidades no âmbito da gestão pública federal. Somente depois de todas as etapas cumpridas, o valor pode ser efetivamente liberado para uso pelo hospital, o que pode levar alguns meses.
Fonte e foto: Alexandre Brusamarelo – Assessoria de Imprensa Tacchini
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro