Com o objetivo de acelerar e expandir o acesso a novas medicações para o câncer, o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS), braço de pesquisas do Tacchini Sistema de Saúde, firmou parceria com o oncologista Fábio Franke, do Centro de Pesquisa Oncosite. O profissional é protagonista no setor oncológico brasileiro, tendo atuado em mais de 250 estudos clínicos com novas medicações.
“A intenção com esta parceria é oferecer medicamentos e tratamentos inovadores através da ampliação da participação da instituição em estudos clínicos em oncologia. Há uma gama de tratamentos promissores para os mais diferentes tipos de câncer que tem revolucionado o tratamento do câncer no mundo e é isto que queremos trazer para o Tacchini,”, destaca Hilton Mancio, superintendente do Tacchini Sistema de Saúde.
Além do Dr. Franke, o também oncologista André Borba Reiriz está sendo contratado para atuar na linha de frente junto ao time do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde e Instituto do Câncer na condução dos estudos clínicos em oncologia. Ambos se juntam a uma equipe de mais de 50 profissionais de saúde voltados ao atendimento de pacientes com câncer, incluindo o ITPS, gerido pela dra. Juliana Giacomazzi, e o Instituto do Câncer, comandado pelo dr. Fernando Obst.
“Queremos explorar ao máximo o potencial do Hospital Tacchini e da região de Bento Gonçalves. Fiquei muito impressionado com a qualidade das instalações e organização da Instituição e creio que muito rapidamente poderemos transformar a região da Serra em uma referência para estudos clínicos em oncologia. O Oncosite é centro parceiro oficial de outros grandes centros de pesquisa e queremos juntos criar uma rede, trabalhando em conjunto para o benefício dos pacientes de todo o estado”, descreve o dr. Franke.
Nos últimos 3 anos, o ITPS esteve envolvido em 43 estudos clínicos em oncologia, cardiologia, infectologia, medicina intensiva, neurologia, fisioterapia e pediatria. Nos anos de 2020 e 2021, o Instituto foi o Centro de Pesquisa com mais estudos clínicos relacionados à COVID-19 em todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, a unidade participou de 13 pesquisas em parceria com grandes laboratórios e hospitais do Brasil e do mundo.
Além dos estudos clínicos, o ITPS vem se destacando ao realizar Projetos de Responsabilidade Social voltados à comunidade da região, como o projeto de avaliação de fatores de risco para câncer.
Ainda sob a mesma ótica, outro projeto, que realiza o rastreamento de tumores de intestino, celebra a detecção de quatro casos de câncer e outros 16 de doença pré-maligna. A ação, que utiliza “Intestino Gigante”(estrutura inflável de mais de 15 metros de comprimento e 3 metros de altura) para destacar a importância da prevenção e detecção precoce deste tipo de tumor. Exposto em feiras e eventos da região, o espaço já recebeu mais de 18 mil visitantes.
Fonte e foto: Imprensa / Tacchini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves