Desde o final de setembro, os hospitais Tacchini, em Bento Gonçalves, e São Roque, em Carlos Barbosa, concluíram a implementação da fase 2 do Sistema de Gerenciamento de Internações em leitos hospitalares do SUS no Rio Grande do Sul, conhecido como Gerint. Na prática, isso significa que o governo do estado passou a ter acesso, em tempo real, a todos os dados relacionados aos pacientes da rede pública de saúde, estejam eles internados ou esperando por um leito.
A fase 1 do Gerint está ativa no hospital desde o início da pandemia de Covid-19, em 2019, mas abrangia somente os leitos de UTI Adulto, UTI Pediátrica e UTI Neonatal. Antes da implantação inicial, a ocupação dos leitos era atualizada manualmente e controlada por meio de planilhas e troca de informações via telefone entre as equipes do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Tacchini e a Central de Regulação do Estado.
Já a fase 2, implantada recentemente, engloba também os leitos de internação dos hospitais, que passam a ser geridos pelo mesmo sistema. Dos 263 leitos disponíveis no Hospital Tacchini, 125 são destinados a pacientes SUS. São 13 leitos de UTI Adulto, 7 de UTI Pediátrica, 7 de UTI Neonatal e 98 leitos de internação. Já no Hospital São Roque, 42 dos 72 leitos são destinados ao serviço público de saúde, todos eles de internação, ou seja, nenhum de terapia intensiva.
“Com a integração dos sistemas, o Tacchini amplia ainda mais a transparência dos seus dados relacionados ao SUS. A implantação da segunda fase do Gerint, permite que a equipe do governo do estado visualize, em tempo real, dados como o nome do paciente, o leito em que ele está internado, as justificativas para sua internação e a evolução do caso”, descreve a coordenadora corporativa de logística e acessos do Tacchini Sistema de Saúde, Caroline Jaskowiak.
Ou seja: com a nova fase, os dados de internação e o prontuário eletrônico serão todos alimentados em tempo real na ferramenta até que a pessoa tenha alta médica. O programa também permite verificar a lista de espera por vagas dentro de cada hospital.
Isso garante que a Central Estadual de Regulação mantenha um mapa de ocupação atualizado. Dessa forma, o Tacchini oferece as ferramentas necessárias para garantir uma maior eficácia e rapidez em caso de necessidade de transferências ou busca por vagas em outras instituições, por exemplo.
Compartilhando conhecimento
Ainda de acordo com a coordenadora corporativa de logística e acessos do Tacchini, o sucesso da implementação do novo sistema só foi possível a partir da orientação de hospitais parceiros. Também por isso, o NIR do Tacchini tem contribuído com o compartilhamento de informações e auxiliando outras instituições da região a realizar a implantação da nova ferramenta.
“Nosso objetivo final é melhorar o acesso à saúde para toda comunidade. Ampliar a transparência dos dados relacionados aos pacientes SUS faz parte dessa estratégia. E quanto mais instituições conseguirem fazer o mesmo, mais condizente com a realidade será o cenário. Com um panorama completo em mãos, o governo pode fazer o melhor gerenciamento possível dos seus recursos”, completa Caroline.
Fonte e foto: Tacchini Sistema de Saúde
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