Na tarde desta segunda-feira, dia 19, a Brigada de Emergência e Incêndio do Hospital Tacchini realizou um treinamento surpresa, simulando um acidente com múltiplas vítimas no setor de caldeiras da instituição. O exercício, que não foi anunciado previamente às equipes, visou testar a prontidão e a eficácia das respostas em situações complexas e inesperadas.
Ao todo, 20 brigadistas foram mobilizados para o resgate de 2 vítimas. A simulação, que durou 20 minutos, teve resultado satisfatório de acordo com os organizadores do treinamento, que incluem o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a coordenação da Brigada de Emergência e a Hangar Treinamentos.
Ainda de acordo com os organizadores, a escolha por não comunicar previamente o treinamento tem o objetivo de simular o ambiente imprevisível de uma emergência real. “Em uma situação real, não há tempo para se preparar. Precisamos garantir que nossa equipe esteja pronta para agir sob pressão e com eficiência, independentemente das circunstâncias”, destacou o Coordenador do SESMT e Meio Ambiente, Renato Conci.
Conci reforça também que treinamentos envolvendo múltiplas vítimas são fundamentais para garantir que a equipe de emergência possa coordenar suas ações de maneira eficiente e rápida em cenários de crise. “Estes exercícios ajudam a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias nos procedimentos, possibilitando ajustes que podem fazer a diferença em situações reais”, completa.
O Hospital Tacchini conta com uma equipe de brigadistas em constante treinamento, formada por profissionais capacitados para lidar com incêndios e outras emergências. O compromisso contínuo com a formação e a preparação é essencial para assegurar que a equipe esteja sempre pronta para enfrentar desafios imprevistos.
Fonte e foto: Tacchini Sistema de Saúde
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves