O Hospital Tacchini Bento Gonçalves passa a contar, a partir desta semana, com um novo recurso digital voltado à transparência e à informação em saúde. A instituição colocou à disposição da comunidade um painel online que mostra a ocupação dos leitos contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível na aba “Leitos SUS”, na parte superior do site do hospital (www.hospitaltacchini.com.br), o painel é atualizado duas vezes por dia, sempre às 9h e às 17h, permitindo que a comunidade, os profissionais da saúde e os gestores públicos acompanhem a situação dos leitos.
Ao todo, o hospital dispõe de 125 leitos SUS contratualizados com o poder público. Esses leitos estão distribuídos entre diferentes especialidades: 60 são destinados à internação de adultos, 10 à internação pediátrica, 13 à UTI Adulto, 7 à UTI Pediátrica, 7 à UTI Neonatal, 15 à internação psiquiátrica e 13 à internação obstétrica.
O painel apresenta informações sobre três situações distintas: os leitos contratados, que são aqueles formalmente disponibilizados pelo SUS; leitos ocupados, que são aqueles efetivamente em uso por pacientes internados; e os leitos bloqueados, que estão temporariamente fora de uso por motivos como limpeza, manutenção, isolamento ou deslocamento de pacientes.
“Esse é um avanço significativo na relação entre o hospital e a comunidade, uma vez que entregamos uma maior visibilidade sobre a dinâmica de ocupação dos leitos públicos. Esse é um instrumento de transparência que permite acompanhar de forma clara como os recursos públicos estão sendo utilizados”, descreve a Dra. Roberta Paulikevis Vilas Boas, diretora de divisão hospitalar do Tacchini Saúde.
O papel dos leitos especializados também é um aspecto que o painel ajuda a esclarecer para a comunidade. Os espaços possuem estrutura e equipes voltadas exclusivamente para suas atividades. Essa segmentação garante que cada paciente receba atendimento compatível com suas necessidades clínicas.
“A internação obstétrica, por exemplo, é voltada exclusivamente a gestantes, garantindo um ambiente adequado e seguro para o pré-parto, parto e pós-parto. Já a UTI Neonatal é reservada a recém-nascidos que necessitam de cuidados intensivos especializados”, completa a Dra. Roberta.
O papel do Tacchini junto ao SUS
O Hospital Tacchini Bento Gonçalves é um dos prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), atuando de forma integrada a uma ampla rede de atendimento. Isso significa que o hospital contribui com atendimentos e internações, conforme a capacidade instalada e os contratos firmados com o poder público, sempre buscando oferecer cuidado de qualidade aos pacientes.
Cabe ressaltar que o Tacchini é apenas um dos pontos de atendimento do SUS na região. Quando não há disponibilidade de vagas ou recursos específicos na instituição, o encaminhamento do paciente para uma unidade que possa prestar o atendimento necessário é realizado pelo poder público, a partir dos critérios adotados pela Central de Regulação, sem que haja qualquer interferência da instituição bento-gonçalvense.
Fonte e fotos: Imprensa Tacchini – Alexandre Brusa
Brigada Militar prende dupla com moeda falsa em Veranópolis
Bairros Ouro Verde e Fátima recebem programação da Feira do Livro Infantil Sesc neste fim de semana
Projeto “Grupo Alforria canta a São Miguel” será realizado em Bento Gonçalves neste sábado