A Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral determinou na noite de ontem (06/05) a suspensão do atendimento biométrico em todo o Estado do Rio Grande do Sul até o encerramento do prazo para regularização, alteração de dados e emissão de novos títulos eleitorais. A decisão, de caráter excepcional, atendeu a solicitação do TRE-RS e reconhece que a situação de calamidade pública causada pelas cheias “impossibilita física e tecnicamente o atendimento presencial pelas unidades da Justiça Eleitoral”, inviabilizando a retomada da coleta em tempo hábil.
As pessoas que precisam tirar o primeiro título e aquelas que ainda não realizaram coleta dos dados biométricos passam a poder ser atendidas, como as demais, de forma totalmente virtual, sem necessidade de comparecimento. Por isso, a decisão também autorizou a manutenção do serviço de autoatendimento eleitoral exclusivamente para o Estado do RS até o prazo de prorrogação estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Ainda na semana passada, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral havia autorizado a extensão por 15 dias, no Estado, do prazo de fechamento do cadastro eleitoral, que encerra amanhã, dia 08 de maio. Assim, para o eleitorado do RS, o último dia para solicitar emissão, regularização, transferência e alteração de dados cadastrais antes das eleições deste ano é dia 23 de maio. O endereço para acesso ao autoatendimento eleitoral é: https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/.
Redação: ASCOM – com informações do TSE
Imagem: ASCOM
CGU: maioria dos aposentados desconhece entidades que faziam descontos do INSS
Vereadores aprovam abertura de crédito para reforma de Centro de Referência de Assistência Social em Bento
Parlamentares aprovam projeto que concede reajuste aos servidores públicos municipais inativos e pensionistas em Bento Gonçalves