Sessenta apenados da Penitenciária de Arroio dos Ratos formaram-se no curso de costurador de calçados em evento realizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Alinhada com o projeto Novos Horizontes, plano de atenção integral à pessoa privada de liberdade, sendo a capacitação e a profissionalização passos da socialização do apenado, a formação foi possível pela parceria com a empresa calçadista Piccadilly Company e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Também foi inaugurada uma unidade fabril da empresa na casa prisional na última terça-feira (22/11). A Piccadilly mantém um termo de cooperação com a Susepe, vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, para a contratação de apenados da penitenciária.
O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, agradeceu o apoio da empresa, do Senai e de todos os servidores da Susepe envolvidos no tratamento e na execução penal. Também citou como importante as parcerias com empresas visando aumentar as oportunidades de trabalho prisional. “Sonhem, não desistam, acreditem que a educação e o trabalho são as portas de transformação da vida de vocês. Isso será um exemplo para os seus filhos e netos, uma referência para as pessoas que convivem com vocês”, declarou, cumprimentando os formandos.
Segundo lembrou o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, a missão da instituição é promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade. “Ao falarmos em sistema penal, precisamos destacar dois aspectos. O primeiro deles é o cumprimento da pena. E o segundo, e mais importante, é a ressocialização. Proporcionar alternativas de levá-los novamente ao convívio social de uma forma melhor do que chegaram, com novas perspectivas de vida. E este momento, para mim, representa exatamente isso”, afirmou.
O diretor industrial da empresa, Pedro Simões, explicou o objetivo da marca ao participar do projeto. “Estamos na vida para evoluir, mas também para fazer o bem às pessoas que estão à nossa volta. Isso é o que nos motiva no dia a dia. A Piccadilly Company, ao escolher investir neste projeto, entende que o seu papel na sociedade é gerar oportunidades para diversos públicos, e isso reflete o olhar para o compromisso social”, disse.
Já o coordenador técnico do Senai Lajeado, Marcelo Shedler, destacou o empenho dos apenados durante o curso. “Vocês agarraram a oportunidade que lhes foi dada lá em julho. Nós, do Senai, sistematicamente, ajudamos a formar e a transformar pessoas dentro do sistema penitenciário, porque somos parte da sociedade”, completou.
Texto Rodrigo Borba / Ascom Susepe
Edição: Secom
Foto: Gleison Ló / Susepe
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor