A Rádio Difusora 890 apresentou nesta segunda-feira, 26, a primeira entrevista da série “SUS: 30 anos”. Neste 2018 lembra-se três décadas de sua fundação, criado em 1988 pela Constituição Federal que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira.
O primeiro entrevistado foi o professor Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Ele critica o modelo do Sistema Único de Saúde.
“É o melhor sistema de saúde no mundo, mas entre estar no papel e a realidade, há um degrau muito grande. Está longe de cumprir seus objetivos pelos quais foi delineado. Exportamos um modelo bonito mas não sabemos usar no Brasil. O maior problema é o financiamento. Apesar 6,9% da arrecadação é destinado ao SUS, enquanto em outros países em torno de 22%”, destacou o presidente.
Lopes diz que quando se afastam dos grandes centros, falta material mínimo para atendimento dos pacientes, leitos e uma tabela desatualizada.
“Uma cirurgia para ser marcada leva um ano. Pede-se um exame e o resultado vem depois de seis meses. Mamografia a pessoa tem câncer e vai ver o resultado depois de seis meses. Isto é falta de gestão e investimentos. O que se paga por um paciente internado é muito pouco, não dá para cobrir a despesa”, acrescentou.
Entretanto, o presidente vê avanços. “Tem alguns hospitais que via SUS realizam cirurgias de grande complexidade e em um tempo real adequado. Existem algumas vantagens sim, mas são situações muito isoladas que nem nos passa pela cabeça que o SUS trouxe algum benefício, porque contempla pouco da população”, disse ainda Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
A serie de entrevistas continua nesta terça-feira, dia 27, durante o “Rádio Jornal 1ª edição”, das 7h às 8h. A conversa é com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), com sede em Caxias do Sul, e que responde pela saúde pública e o SUS por 49 municípios da Serra, inclusive Bento Gonçalves.
Na quarta-feira (28) o entrevistado é o secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira.
O especial na quinta-feira (1º de março) conversa com a Associação Médica de Bento Gonçalves (Ameb), onde o presidente o médico Roges Pisani, manifesta-se sobre o tema.
Por fim, na sexta-feira (2) a entrevista final é com o diretor superintendente do Hospital Tacchini, Hilton Mancio.
Confira no 890 AM ou no http://difusora890.com.br/live/
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento