A Embrapa Uva e Vinho e a Monofrio lançaram o Suquificador Integral, novo equipamento para elaboração de suco de uva integral em pequena escala, na Sede da empresa de pesquisa, em Bento Gonçalves.
O Suquificador Integral foi pensado e projetado para ser de fácil uso e resolver o problema de mais de cinquenta mil pequenos produtores no Brasil, que atualmente produzem cerca de oito milhões de litros de sucos de uva e outras frutas utilizando o método da panela extratora por arraste de vapor, no qual há acréscimo de água ao produto final, o que altera sua composição e classificação.
Segundo estimativa de João Carlos Taffarel, supervisor do Setor de Prospecção, Gestão e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Uva e Vinho, o novo equipamento deverá ser comercializado a R$ 15 mil e com a elaboração de cinco mil litros de suco por safra, o investimento será pago em até quatro anos. “É um valor elevado em comparação às tradicionais panelas por arraste, mas bastante inferior se compararmos com o sistema tubo a tubo, que produz um suco integral, sem agregação de água, mas em maiores volumes”, analisou.
Para Celito Guerra, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos desenvolvedores do novo produto, o lançamento foi mais um dia dentro do processo de desenvolvimento do Suquificador, que já durou mais de três anos. “A tecnologia tem um grande potencial para ser bastante utilizada e produzir um suco de qualidade superior, substituindo as panelas extratoras, que já há cinco décadas ajudam os produtores”, pontuou o pesquisador.
Hygino Bitarello, diretor da Monofrio, falou sobre a grande satisfação e a parceria de longa data com a empresa de pesquisa e colocou-se à disposição para receber sugestões para melhorar ainda mais a invenção. “Foi uma grata satisfação conseguir fazer um equipamento que vale a pena. Já estamos pensando em melhorias, como outros aparelhos periféricos para serem usados com o Suquificador”, anunciou Bitarello durante o seu pronunciamento.
O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, falou sobre a importância crescente do consumo dos sucos integrais e destacou a importância da parceria entre a Embrapa e a Monofrio no desenvolvimento do equipamento. “A aproximação entre empresas públicas e privadas é um grande desafio no Brasil, mas é fundamental. A Embrapa está disposta a ampliar a relação com o setor privado na vertente da inovação tecnológica, por acreditar que muitos serão os avanços”, avaliou Zanus.
O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Dirceu Scottá, parabenizou a equipe pelo lançamento direcionado aos pequenos produtores. “É importante que vocês tenham abraçado a ideia e desenvolvido todas as pesquisas, análises e o próprio equipamento que irá auxiliar a produzir um suco de maior qualidade”, comentou Scottá.
“O suquificador tem tudo para dar certo como uma alternativa para o pequeno produtor”, avaliou de Enio Todeschini, extensionista da Emater-RS/Ascar, presente no evento.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=aMLELvGW8hY[/youtube]
O Suquificador Integral foi projetado para a elaboração de suco integral de uva, mas já foi testado e aprovado para a elaboração de suco de outras frutas, como framboesa, morango, amora e mirtilo, respeitadas as especificidades de cada matéria-prima.
A nova tecnologia foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e apresentada aos produtores, que poderão encomendá-la diretamente na Monofrio, empresa responsável por sua comercialização.
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
Fotos: Viviane Zanella
Garibaldi Mulher cultiva o pertencimento em encontro feminino
Cooperativa Vinícola Aurora assume 20 novos compromissos ESG alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Consulta Popular abre votação a partir de hoje