O Ministério Público Eleitoral, com o apoio do Gael – Gabinete de Assessoramento Eleitoral, ajuizou pedido de averiguação e cancelamento de inscrições eleitorais, diante da notícia de que aproximadamente 50 eleitores anteriormente domiciliados em Bento Gonçalves e em cidades vizinhas teriam transferido irregularmente seu domicílio eleitoral para o Município de Monte Belo do Sul, em tese. A 8ª Zona Eleitoral (8ª ZE) com sede em Bento Gonçalves disponibilizou os endereços para averiguações e diligências, que já foram realizadas, por meio de Oficiais de Justiça.
Agora, após a juntada das justificativas e resultados das diligências, as situações individuais serão apreciadas. Além deste número, uma nova suposta irregularidade poderia estar ocorrendo, com outros 50 eleitores. A situação está sob verificação preliminar para ajuizamento de novo pedido de averiguação e cancelamento de inscrições eleitorais, se for o caso.
Curiosamente, para este pleito 2016, Monte Belo do Sul conta com 2.957 eleitores, 1.488 homens e 1.469 mulheres, sendo a estimativa populacional do IBGE (2015) de 2.704 habitantes.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do MP/RS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves