O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Bento Gonçalves determinou a suspensão, por 30 dias, das atividades da conselheira tutelar Solange Maria Alves Pereira Balestreri. A decisão, formalizada por meio da Resolução nº 10/2025, foi tomada em razão de falta grave cometida, conforme o artigo 34 da Lei Municipal nº 2.829/99. Durante o período, a conselheira ficará afastada sem remuneração.
De acordo com o documento, a penalidade foi aprovada em Assembleia Extraordinária realizada no dia 22 de maio de 2025, a partir de parecer emitido pela Corregedoria do Conselho Tutelar. À época, em função da ausência de conselheiros suplentes e do andamento do processo de escolha suplementar, ficou definido que o cumprimento da pena ocorreria apenas após o término da eleição suplementar,. Na última quinta-feira, dia 7, os conselheiros suplementares eleitos foram diplomados.
O assistente social Ederson Dal Magro obteve 162 votos, a advogada Priscila Rodrigues de Oliveira, 125 votos e a estudantes de Serviço Social, Luciana De Freitas Cadaval, 41 votos, sendo dois nulos. A apuração contabilizou 330 votos válidos. Com o afastamento de Solange, Ederson assume a caga a partir da próxima segunda-feira, dia 11.
A medida busca evitar prejuízos no atendimento às crianças e adolescentes do município. A Secretaria de Esportes e Assistência Social e a Secretaria de Administração foram comunicadas da decisão para os encaminhamentos legais e registro junto ao Ministério Público.
Central de Jornalismo Difusora
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone