Supermercados gaúchos registraram crescimento real de 3,4% nas vendas em 2016

Um dos mais fiéis termômetros da economia por sua penetração e representatividade no cotidiano dos consumidores, o setor supermercadista gaúcho mostrou sinais de retomada e voltou a crescer, em 2016, na comparação com o ano anterior. Nesta quarta-feira (19), o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) Antônio Cesa Longo revelou os detalhes do Ranking Agas 2016, estudo que contemplou as 252 maiores companhias do setor no RS para mapear o desempenho dos supermercados do Estado no ano passado e revelar alguns dos novos hábitos de consumo e mudanças no comportamento dos gaúchos em frente às gôndolas do setor.

Segundo a pesquisa, os supermercados do RS registraram juntos um faturamento bruto de R$ 28,7 bilhões em 2016, um crescimento nominal de 9,7% em relação a 2015. Deflacionado pelo IPCA/IBGE no período, o número mostra um crescimento real de 3,4% para o setor supermercadista gaúcho em 2016.

“Há uma clara readequação dos consumidores ao seu poder de compra, mas o varejo mais uma vez deu mostras de sua agilidade e está completamente alinhado às necessidades do seu cliente. Este entendimento permitiu que o setor crescesse acima da inflação em 2016, apostando em uma gestão eficiente das empresas e com foco no giro dos produtos”, explica o presidente da Agas.

Elaborado desde 1991 pela Associação, o Ranking Agas 2016 destacou também as companhias do setor que mais se destacaram por seu crescimento e com cases de gestão. Os destaques da pesquisa serão homenageados em cerimônia que congregará mais de 750 convidados na noite do dia 25 de abril, a partir das 20 horas, no Grêmio Náutico União (Rua João Obino, 300), em Porto Alegre.

Os números do setor

O Ranking Agas 2016 contou com a participação de 252 empresas de supermercados estabelecidas no Rio Grande do Sul, com faturamentos anuais entre R$ 360 mil e R$ 5,5 bilhões. Juntas, estas 252 companhias faturaram R$ 22,7 bilhões em 2016 – 79% do total do setor no Estado. A partir do levantamento, a Agas concluiu que o setor supermercadista gaúcho finalizou o ano de 2016 com:

Os supermercados do RS / 2012 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016
Faturamento total do setor / R$ 19,3 bilhões / R$ 21,9 bilhões / R$ 24,1 bilhões / R$ 26,2 bilhões / R$ 28,7 bilhões
Participação nas vendas do setor no Brasil / 7,7% / 8,0% / 8,1% / 8,2% / 8,4%
Número de lojas / 4,1 mil / 4,3 mil / 4,4 mil / 4,4 mil / 4,4 mil
Funcionários / 89.095 / 91.767 / 93.602 / 94.538 / 95.818

AGAS2A pesquisa mostra que a participação do setor supermercadista gaúcho no PIB do Estado cresceu nos últimos anos, chegando a 6,9% em 2016. “Os supermercados do RS também expandiram sua participação no faturamento total dos supermercados brasileiros, que foi de R$ 338,7 bilhões em 2016. Com isso, o Rio Grande do Sul já tem 8,4% das vendas do setor no País, consolidando-se como a terceira força nacional no varejo de autosserviço”, enaltece Longo.

Segundo o Ranking Agas, o número de lojas supermercadistas estabelecidas no Estado manteve-se estável nos últimos três anos, mas a mão de obra contratada cresceu cerca de 1%.

“Saudamos que haja espaço para todos os formatos de empresas e atendimento pleno a todos os perfis de consumidores. Em 2016, vimos muitos supermercados fechando suas portas e sendo imediatamente substituídos por outras empresas do setor com um perfil mais adequado para aqueles consumidores. Isto mostra uma seleção natural que o cliente determina de acordo com suas necessidades”, pontua o dirigente.

Participação das 10 maiores no setor diminuiu – Em um claro sinal de oportunidade para pequenas e médias empresas, a concentração de mercado mais uma vez diminuiu, no setor, no Rio Grande do Sul: juntas, as dez maiores companhias supermercadistas gaúchas somaram um faturamento de R$ 15,1 bilhões, representando 52,6% do total vendido nos caixas dos supermercados gaúchos em 2016 – em 2015, as dez maiores representavam 53,4% do faturamento total.

Com relação à empregabilidade, as 10 maiores também perderam representatividade: a participação dos 10 primeiros do Ranking na contratação de mão de obra é de 45,1% (contra 45,6% em 2015), com 43,3 mil colaboradores. “É a prova de que que as empresas de médio e pequeno porte apostam nos diferenciais de atendimento para conquistar mercado”, sublinha Longo.

2016 / Empresa / Localidade / Faturamento bruto / Nº de caixas / Nº de lojas / Nº de funcionários
1 Walmart* / Porto Alegre / R$ 5.550.896.992,00 / 1.604 / 103 / 14.318
2 Companhia Zaffari** / Porto Alegre / R$ 4.958.000.000,00 / 932 / 34 / 11.458
3 Supper Rissul / Esteio / R$ 1.308.786.576,00 / 451 / 47 / 4.720
4 Asun Supermercados / Gravataí / R$ 553.575.914,00 / 242 / 27 / 2.577
5 Imec Supermercados / Lajeado / R$ 542.608.804,00 / 185 / 21 / 1.947
6 Supermercados Guanabara / Rio Grande / R$ 493.869.431,00 / 203 / 10 / 2.212
7 Comercial Zaffari / Passo Fundo / R$ 491.172.637,87 / 243 / 18 / 1.463
8 Master ATS Supermercados** / Erechim / R$ 452.801.807,00 / 152 / 10 / 1.454
9 Peruzzo Supermercados / Bagé / R$ 431.390.234,23 / 215 / 21 / 1.879
10 Rede Vivo / Santa Maria / R$ 385.049.345,00 / 179 / 23 / 1.350

(*) Dados estimados pelo Depto Econômico da Agas
(**) Inclui faturamento das lojas de São Paulo/SP

Empresas médias em evidência – Pelo sétimo ano consecutivo, as empresas de porte médio foram as que mais cresceram no setor supermercadista gaúcho, superando as grandes e as pequenas. Segundo Longo, a capacidade de identificar desperdícios e o apelo local destas empresas é decisivo para este crescimento. “As empresas médias normalmente são identificadas historicamente com a sua cidade ou comunidade. São pontos de venda em que o consumidor se sente em casa, e em que o supermercadista consegue fazer diagnósticos de perdas. Hoje, o supermercado de sucesso é aquele que consegue reduzir custos sem prejudicar seus serviços”, sugere o dirigente.

Confira o crescimento nominal por categoria:

Pequenas (até R$ 20 milhões por ano): +9,3%
Médias (de R$ 20 milhões a R$ 100 milhões por ano): +12,1%
Grandes (mais de R$ 100 milhões por ano): +9,5%
Lucro líquido do setor é a novidade da pesquisa – Pela primeira vez desde 1991, o Ranking Agas 2016 perguntou às empresas entrevistadas qual é o percentual de lucro líquido das companhias do setor sobre o faturamento total contabilizado. Segundo o estudo, a média de lucro líquido dos supermercados gaúchos em 2016 foi de 1,8% sobre o faturamento total.

Outra novidade da pesquisa foi a inclusão de uma questão sobre os índices de perdas do setor: o Ranking Agas 2016 mostra que os supermercados do Estado perderam em média 2,5% do que faturaram com furtos, roubos, quebras e desperdícios no ano passado.

Parcelamentos perdem espaço – Mesmo que a economia tenha dado as primeiras impressões de uma retomada, o consumidor gaúcho mais uma vez reduziu sua compra parcelada e preferiu opções à vista, sobretudo dinheiro e cartão de débito, para efetuar suas compras em supermercados. “Isto mostra novamente uma forte intenção dos gaúchos evitarem o endividamento”, afirma o presidente da Agas. Conforme dados da pesquisa, 100% dos supermercados gaúchos aceitam cartões ou outros meios eletrônicos de pagamento, e 30,6% dispõem de cartão de crédito de bandeira própria. Os pagamentos em dinheiro cresceram pela segunda vez em cinco anos:

Meio de pagamento / 2012 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016
À vista (dinheiro) / 25,5% / 24,9% / 24,8% / 26,8% / 27,4%
Cartão de débito / 28,0% / 28,2% / 28,5% / 27,3% / 29,2%
Pré-datado / 7,4% / 5,6% / 3,6% / 5,0% / 4,0%
Cartão de crédito / 32,4% / 34,3% / 35,3% / 33,8% / 32,8%
Ticket / 5,8% / 5,2% / 6,2% / 5,6% / 5,1%
Outros / 1,1% / 1,8% / 1,5% / 1,5% / 1,4%

Hábitos de consumo – Os supermercadistas entrevistados pelo Ranking Agas 2016 apontaram alguns hábitos de consumo e mudanças na rotina de compras dos gaúchos no ano passado. “O consumidor está cada vez mais atento aos preços e em busca de praticidade. Hoje, o cliente fica em média 15 segundos em frente à gôndola, enquanto há cinco anos este tempo médio era de 40 segundos. Além disso, 70% das compras são decididas efetivamente no ponto de venda”, explica Longo.

Algumas categorias de produtos despontaram em vendas no ano passado, enquanto outras registraram queda ou estagnação nas vendas. Confira:

Vendas em alta em 2016            Vendas em baixa em 2016
Cervejas especiais                                Sucos de soja
Café em cápsula                                   Cortes bovinos
Inseticidas                                              Óleo de soja
Rações                                                     Sabão em pó
Produtos saudáveis

Tíquete médio – Com relação ao desembolso médio efetuado por compra, os gaúchos aumentaram o tíquete de R$ 44,02 em 2015 para R$ 47,80 em 2016, em média. O aumento, segundo Longo, acompanha a inflação no período. “Também percebemos um acréscimo no número de visitas às lojas, já que o consumidor está muito preocupado em economizar e em encontrar promoções. O gaúcho é o consumidor mais exigente do Brasil e está mais atento do que nunca aos preços”, destaca.

Clareza na gôndola – Acompanhando uma tendência iniciada em 2015, os supermercados gaúchos mantiverem reduzido seu mix de produtos trabalhados em 2016. Segundo o presidente da Agas, o objetivo deste enxugamento é melhorar a gestão das categorias de produtos, estreitar o relacionamento com fornecedores e tornar mais claro e rápido o acesso dos consumidores aos produtos em frente às gôndolas.

“O consumidor está em busca de praticidade e o varejo percebe rapidamente os produtos que dão rentabilidade a cada categoria. É mais um passo de profissionalização da operação dos supermercados”, explica Longo.

Mix médio de produtos por empresa:
2014: 15.088 itens
2015: 12.540 itens
2016: 12.939 itens

Marca própria segue com seu espaço – Sensação no início dos anos 2000, os produtos de marca própria dos supermercados perderam espaço nos últimos três anos no Rio Grande do Sul. Enquanto em 2014 cerca de 17% dos supermercados gaúchos disponibilizavam itens de marca própria em suas lojas, em 2016 o número chegou a 14,7% – praticamente o mesmo de 2015. “Nenhuma empresa estampará seu nome em um produto de baixa qualidade e, por isso, a marca própria só é produzida quando seu custo-benefício é interessante ao supermercadista e ao consumidor”, explica o presidente da Agas. Segundo os dados do levantamento, os consumidores gaúchos podem encontrar 3,5 mil itens de marca própria nos supermercados no RS. As empresas que trabalham com itens de marca própria informaram que, em média, estes produtos representaram 4,4% do seu faturamento em 2016.

Investimentos – De acordo com o Ranking Agas 2016, 25,4% dos supermercados gaúchos pretendem fazer algum tipo de investimento em construção ou reforma de lojas em 2017. “O número é praticamente igual ao do ano passado. Isto mostra que mesmo em um cenário de instabilidade econômica, o varejista quer garantir a otimização dos seus pontos de venda, melhorar serviços e investir”, lembra Longo. Na soma de seus investimentos, os supermercados ouvidos pela pesquisa deverão aportar pelo menos R$ 79 milhões em novas lojas e R$ 73,9 milhões em reformas durante 2017.

O perfil dos trabalhadores do setor

Pelo segundo ano consecutivo, o Ranking Agas 2016 aprofundou-se no que se refere ao estudo dos 95 mil profissionais que atuam no setor supermercadista gaúcho. Além do gênero dos colaboradores, a pesquisa informa a escolaridade e a faixa etária média dos profissionais que atuam nos supermercados gaúchos. Em média, os custos com a folha de pagamento representam 8,6% do faturamento das empresas do setor.

Força feminina – Pelo quarto ano consecutivo, a mão de obra feminina superou a masculina no setor supermercadista gaúcho: os homens são 49% (ante 47,3% em 2015), e as mulheres são 50,9% (52,6% em 2015). “A participação das mulheres em cargos diretivos e de chefia de loja aumentou, e isto se reflete na diretoria da Agas, que agora conta com diversas representantes mulheres”, exemplifica Longo. A santa rosense Cooperativa Tritícola Santa Rosa, da Região Noroeste, é a empresa com maior força feminina do setor: 75% dos 395 colaboradores da empresa são mulheres.

Mais graduados no setor – O Ranking Agas 2016 mostra um avanço da escolaridade dos colaboradores do setor. Segundo a pesquisa, cresceram os números de funcionários com nível superior trabalhando nos supermercados gaúchos. “Os supermercados respondem por cerca de 35% do primeiro emprego no País, e são uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. Além disso, capacitamos anualmente cerca de 7 mil gestores e operadores dos mais diversos setores de supermercados com os cursos da Agas em todo o Rio Grande”, lembra Longo.

Escolaridade / 2014 / 2015 / 2016
Ensino Fundamental / 38% / 33,5% / 35,1%
Ensino Médio / 56,1% / 58,7% / 57,3%
Ensino Superior / 6,3% / 6,8% / 7,6%

A idade dos colaboradores – Com relação às faixas etárias predominantes no setor, em média 7,7% dos colaboradores empregados nos supermercados gaúchos têm até 18 anos; 70,6% têm de 18 a 40 anos; 20,6% têm entre 40 e 60 anos; e 1,6% dos profissionais têm mais de 60 anos. O supermercado que mais emprega jovens proporcionalmente é o Super Gomes, de Santo Antônio da Patrulha, que tem 50% do quadro funcional formado por colaboradores com até 18 anos. Entre as empresas que mais apostam na terceira idade, destaca-se a porto-alegrense Comercial Arena Alimentos Ltda., que tem 20% do quadro formado por funcionários com mais de 60 anos.

Mais dados do Ranking Agas 2016

Mais lojas abertas aos domingos e feriados – O Ranking Agas 2016 mostra que menos empresas estão deixando de operar aos domingos no RS. Atualmente, 16,3% das empresas do setor afirmam já ter adotado esta prática, enquanto no ano anterior mais de 30% das empresas permaneciam fechadas aos domingos e feriados.

“A abertura é uma deliberação de cada empresa, que precisa fazer suas contas e avaliar se vale a pena abrir aos domingos ou não. Lamentamos que decisões que deveriam ser reguladas pelo bom senso e pelo mercado estejam sendo tomadas a partir de legislações em alguns municípios”, destaca Longo, defendendo o livre mercado.

Importados – Conforme os dados da pesquisa, a participação média dos produtos importados nos supermercados gaúchos subiu de 1,45% em 2015 para 2,35% em 2016. Segundo os dados do Ranking, mais da metade dos supermercados dispõem de itens oriundos de outros países, como azeitonas, azeites, salmão, bacalhau, brinquedos, vinhos e frutas secas.

Orgânicos – O Ranking Agas 2016 consultou os supermercadistas para saber a participação dos produtos orgânicos nas gôndolas gaúchas: estes produtos abrangem 1,31% do total de itens comercializados pelo setor. Em 2015, os orgânicos respondiam por 1,09%.

Outros serviços – Segundo o Ranking, 37% dos supermercados gaúchos oferecem recargas de celular aos seus clientes na boca dos caixas. Com relação a serviços bancários e pagamentos de contas, 20,3% dos supermercados dispõem destas opções. Com relação à estrutura física das empresas, 14,7% afirmam que operam com restaurantes ou lanchonetes nas lojas; 7,9% faturam com o aluguel de sublojas na entrada dos mercados; 35,4% têm frota própria de caminhões; e 26,6% possuem centro de distribuição próprio.

Centrais de negócios – Criadas no Rio Grande do Sul na década de 1980, as redes de compras são centrais que compreendem diversas empresas para que, juntas, efetuem compras e adquiram serviços com preços diferenciados junto aos fornecedores. “Atualmente, as centrais de negócios vão além disso, e as empresas associadas a estas redes compartilham centros de distribuição, frotas de caminhões e profissionais como nutricionistas, médicos veterinários e outros. É uma forma de enxugar custos e barganhar preços”, explica Longo.

Ao todo, a Agas avaliou 15 redes e seus desempenhos em 2016. Juntas, elas compreendem 681 lojas e 13.380 pessoas empregadas, com um faturamento total de R$ 4,9 bilhões. “Hoje, as lojas associadas às centrais representam 17% do faturamento do setor supermercadista gaúcho”, destaca o presidente da Agas. A maior central de negócios do Estado é a Rede Super, de Santa Maria, com 65 lojas associadas e faturamento de R$ 1 bilhão em 2016.
A festa de premiação do Ranking Agas 2016

Há oito anos consecutivos, a Agas vem premiando os supermercados gaúchos que mais mereceram destaque por seu crescimento no setor. Segundo o presidente Longo, em 2017 a iniciativa volta a consagrar empresas de todos os tamanhos, distinguindo-as em doze categorias a partir do seu faturamento bruto. “Tivemos a preocupação de avaliar cada empresa de acordo com suas possibilidades de mercado, reconhecendo o trabalho feito por pequenas, médias e grandes companhias do autosserviço gaúcho”, explica Longo. Ao todo, 12 companhias supermercadistas serão contempladas por seu crescimento, além de outras 14 homenagens aos supermercados centenários, a cases de sucesso em gestão e às quatro agências de publicidade e propaganda que mais contribuíram para o crescimento do setor supermercadista gaúcho por meio de suas campanhas de comunicação nas áreas do varejo, indústria, entidades de classe e serviços.

A festa de coroação do prêmio Ranking Agas 2016 ocorrerá dia 25 de abril, a partir das 20 horas, no Grêmio Náutico União (Rua João Obino, 300), em Porto Alegre.

Conheça os campeões deste ano

– Faturamento anual até R$ 3,6 milhões: Charles I Lunardi & Cia. Ltda. | Tuparendi
– Fat. anual de R$ 3,6 milhões a R$ 15 milhões: Terezinha Fátima Zanela (Unisuper) | P. Alegre
– Fat. anual de R$ 15 a R$ 25 milhões: Rui Carlos Lang ME | Capivari do Sul
– Fat. anual de R$ 25 a R$ 50 milhões: Leal Center (Rede União) | Soledade
– Fat. anual de R$ 50 a R$ 75 milhões: Supermercado Copetti Ltda. | Santa Maria
– Fat. anual de R$ 75 a R$ 100 milhões: Supermercado Gecepel Ltda. | Porto Alegre
– Fat. anual de R$ 100 a R$ 150 milhões: Miller Supermercados | Santa Cruz do Sul
– Fat. anual de R$ 150 a R$ 200 milhões: Cerealista Oliveira Ltda. | Alvorada
– Fat. anual de R$ 200 a R$ 300 milhões: Supermercados Nicolini | Bagé
– Fat. anual de R$ 300 a R$ 400 milhões: Rede Vivo | Santa Maria
– Fat. anual de R$ 400 a R$ 1 bilhão: Comercial Zaffari | Passo Fundo
– Fat. anual superior a R$ 1 bilhão: Supper Rissul | Esteio

– Prêmio Jovem Empreendedor: Mercado Brasco | Porto Alegre
– Inovação Mercadológica: Supermago – Case Magodrive | Porto Alegre
– Inovação Tecnológica: Rede Super – Case App Rede Super | Santa Maria
– Fidelização de Clientes: Supermercado Lanz | Igrejinha
– Prêmio Expansão: Asun Supermercados | Gravataí
– Prêmio especial de longevidade empresarial (50 anos): Supermercado Lanz (Igrejinha) e Supermercado Dalpiaz (Osório)
– Prêmio Retenção de Talentos: Walmart | Porto Alegre
– Prêmio de Responsabilidade Social: Cia. Zaffari | Porto Alegre

Prêmio especial de reconhecimento – Campanha publicitária do ano
– Anunciante da Revista Agas: Cooperativa Santa Clara | Carlos Barbosa
– Categoria Indústria: Agência Matriz – Case .nat Alimentos
– Categoria Serviços: Agência Martis+Andrade – Case Banrisul Vero
– Categoria Varejo: Agência Competence – Case Grupo Dimed
– Categoria Entidade: Agência Escala – Case Simers

Fonte: Agas

 

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