Tradicional opção dos consumidores para a aquisição de presentes e de produtos alimentícios para as festas de final de ano, os supermercados gaúchos projetam um crescimento de 9,5% nas vendas de Natal e Ano-Novo, em 2019, na comparação com o ano passado. O otimismo é apontado em estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) ao Instituto Segmento Pesquisas e revelado nesta quarta-feira (6) pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
A pesquisa ouviu 200 consumidores maiores de 16 anos, de ambos os sexos e de todas as faixas de renda, entre os dias 4 e 13 de outubro, para saber as projeções de gastos e expectativas de compras dos gaúchos durante o período festivo. Pelo lado varejista, foram entrevistados 20 empresários do ramo supermercadista de todo o Estado. Além das perspectivas positivas em vendas, o levantamento mostra que os preços de itens típicos de Natal e Réveillon estão em média 8,5% superiores aos praticados nas festas de 2018, e que 90% dos supermercados farão promoções especiais ao longo de dezembro.
De acordo com o presidente da Agas, a ocorrência das festas em dias de semana – neste ano, os feriados de Natal e Ano-Novo caem na quarta-feira – será um dos fatores decisivos para o crescimento nas vendas. “O calendário possibilitará que o consumidor fracione suas compras, visitando mais vezes o ponto de venda. Haverá a compra do final de semana e uma nova visita às lojas na véspera do Natal e do Ano-Novo”, antevê Longo. Outro ponto positivo para a confirmação dos resultados é a decisão do Governo de Estado de aceitar o parcelamento do IPVA.
“Tradicionalmente, os supermercados absorvem cerca de 20% do 13º salário dos consumidores, e a necessidade de pagamento do imposto à vista retiraria poder de compra dos gaúchos nesta reta final do ano”, observa o dirigente da Agas. Segundo a estimativa da Associação, os caixas dos supermercados deverão receber cerca de R$ 2,8 bilhões advindos do 13º salário, sobretudo em compras de itens típicos para as festas, como aves natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.
Presentes vão puxar as vendas – Para os supermercadistas ouvidos, as vendas deverão ter um incremento na ordem de 9,5% em relação ao ano passado. Os produtos com maior expectativa de crescimento são, pela ordem, os presentes pra família (+13,5%), os vinhos (+13%), itens de bazar (+11,7%) e pescados (+11,2%). Destacam-se, ainda os refrigerantes e cervejas (ambos com previsão de +9,9% nas vendas). Por outro lado, os produtos cujas expectativas de vendas dos empresários estão mais baixas são os destilados (+3%), os brinquedos (+7%) e as especiarias (+8,1%).
Preços estão 8,5% superiores – A pesquisa do Instituto Segmento mostra que, em média, os itens típicos para as festas estão 8,5% mais caros em 2019. A alta, puxada sobretudo pela subida do dólar, é alavancada por produtos como pescados/bacalhau (+12,5%), vinhos e eletrodomésticos (+10%) e itens de bazar (+8,6%). Entre os produtos que subiram menos que a média, destacam-se o espumante (+6,3%), os brinquedos (+6,7%) e a carne bovina (+7%).
Os produtos indispensáveis das festas – Questionados pelo Instituto Segmento sobre quais produtos não podem faltar nas datas festivas, os consumidores gaúchos apontaram seus itens mais lembrados como indispensáveis:
Natal / Ano-Novo
Peru (32,5%) / Churrasco (26,5%)
Chester (32%) / Lentilha (25,5%)
Churrasco (7%) / Espumante (15,5%)
Menos pessoas serão presenteadas – Ao contrário do ano passado, quando os consumidores mostravam a intenção de presentear em média 6 pessoas no Natal, em 2019 a média de entes agraciados por consumidor é de 4,5 pessoas. O valor médio por presente, segundo o Instituto Segmento, será de R$ 108,00.
Entre os consumidores ouvidos, 16% informaram que vão adquirir presentes em supermercados neste Natal. Por outro lado, 96,5% dos entrevistados vão adquirir produtos alimentícios para a ceia em supermercados.
Os presentes mais procurados nas lojas do setor:
1) Bombons (19,5%)
2) Brinquedos (14,6%)
3) Chocolates (12,2%)
4) Roupas (9,8%)
5) Bebidas (7,3%)
Segundo o presidente da Agas, o setor comercializará 6 milhões de caixas de bombons nestas festas. “É o tradicional presente de última hora, e cerca de 2 milhões de caixas de bombons serão vendidas na semana antecedente ao Natal”, sublinha Longo.
Compras de última hora – Cada vez mais atentos a promoções e oportunidades, os consumidores demonstraram, na pesquisa do Instituto Segmento, que concentrarão na última semana as compras para as festas. Ao todo, 69% dos gaúchos entrevistados (em 2018 eram 55,5%) deixarão as compras de Natal e Ano-Novo para a última hora. “O ideal é que o consumidor visite o ponto de venda diversas vezes, buscando promoções e oportunidades, e deixe para a última hora somente o que faltar para as comemorações. A compra antecipada garante maior tranquilidade ao consumidor, evitando filas e a falta do produto desejado”, sugere Longo.
Com relação às formas de pagamento, o comportamento em 2019 será similar ao do ano passado: 51,5% vão pagar à vista (51% em 2018); e 48,5% a prazo (49% no ano passado).
Itens típicos
Espumantes – Segundo o Instituto Segmento Pesquisas, o espumante terá crescimento de 8,8% nas vendas, com a comercialização de 5 milhões de garrafas – 95% delas produzidas na Serra Gaúcha.
Panetones – Com sua exposição e venda antecipada – alguns supermercados iniciaram a comercialização em setembro –, os panetones deverão registrar um crescimento de 8,3% neste Natal, com pelo menos 4 milhões de unidades vendidas. “É um produto para todos os bolsos, cujo preço varia de R$ 5 a R$ 100, dependendo da proposta e da embalagem”, destaca Longo.
Aves natalinas – As aves natalinas (peru, chester, bruster, tender e frangão) chegam às gôndolas em 2019 com diversas opções de marcas, temperos e preços. Na avaliação de Longo, os gaúchos deverão novamente privilegiar as aves mais acessíveis e de preparo rápido. Ao todo, 880 mil aves (2,5 mil toneladas) serão comercializadas pelo setor – com um crescimento de 8,2% nas vendas.
Importados em destaque – Neste ano, 40% dos supermercados aumentaram a compra de produtos importados para o Natal. Estes itens representam 3,4% do faturamento do setor na data.
Otimismo gera empregos – Neste ano, 45% dos varejistas ouvidos apontaram que irão aumentar o número de funcionários durante as festas – no ano passado, apenas 20% dos supermercadistas informaram que contratariam temporários. No RS, serão abertas 3,3 mil vagas temporárias de trabalho em supermercados para o período de Natal, Ano-Novo e veraneio (alta temporada no Litoral).
Além disso, 25% dos empresários entrevistados pelo Instituto Segmento Pesquisas apontaram que irão reformar, ampliar ou inaugurar lojas em 2020.
Fonte: Imprensa AGAS:
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