Nesta quinta-feira, dia 18, o Hospital Tacchini colocou à disposição mais 10 leitos de UTI adulto. Dessa forma, a instituição passa a contar com 50 unidades, das quais 23 são destinadas a pacientes SUS. A informação foi anunciada pelo superintendente do hospital Hilton Mâncio. Todas elas possuem leitos de isolamento, ou seja, estão habilitadas para receber pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
Desde o início da pandemia, o hospital planejou ações para diversos cenários possíveis, ativando gradativamente as estruturas conforme o avanço da doença. A ampliação dos serviços para 50 leitos de UTI Adulto fazia parte do panorama mais crítico e, apesar da situação epidemiológica de Bento Gonçalves e da região não apontarem para essa direção, o Tacchini decidiu realizar a abertura de mais vagas.
De acordo com o superintendente da instituição, Hilton Mancio, a decisão leva em conta o sistema de bandeiras implementado pelo governo do Estado. “Esse modelo parte de uma premissa que é necessário ter uma estrutura disponível para lidar com a pandemia. À medida que ela fica próxima do seu limite de utilização, há risco de sobrecarga no sistema de saúde, nos levando a uma situação como a que vivemos no último sábado”, afirma ele, referindo-se à mudança de cor da bandeira da região da serra, de laranja para vermelho.
Ainda conforme Mancio, a abertura dos 10 novos leitos implica em uma série de mudanças internas no hospital, uma vez que além dos equipamentos, é preciso disponibilizar equipes de saúde completas para atuar na nova estrutura. “A ativação de uma estrutura de UTI desse porte nos obriga a colocar nossa diretora técnica, Dra. Roberta Pozza, na linha de frente. O mesmo para nossa infectologista, Dra. Nicole Golin. Elas vão se juntar a outras dezenas de profissionais que estarão à postos para receber novos pacientes”, destaca.
O esforço realizado pelo hospital na abertura faz parte de um planejamento traçado em conjunto com a prefeitura de Bento Gonçalves, visando oferecer todas as condições para que a serra gaúcha esteja melhor coberta em sua estrutura de saúde e, consequentemente, possa disponibilizar à sua população um retorno gradual aos serviços com total segurança.
Fonte: Assessoria Tacchini Sistema de Saúde
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves