O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, com área de extensão em Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira (STRBG) foi sede na manhã desta sexta-feira, 27, de um encontro com técnicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para tratar sobre a atualização do pacote tecnológico que auxilia a definir os custos de produção para o meio rural.
Todos os anos representantes dos produtores formalizam um estudo com apoio do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e se baseia em insumos, máquinas, serviços, mão-de-obra, entre outros itens, que auxiliam na proposição do preço mínimo da uva para a safra. Para este 2023, por exemplo, o valor do quilo com 15º chegou a R$ 1,61, enquanto a Conab em R$ 1,58, o que foi acatado pelo Governo como preço base.
“É muito importante essa aproximação pois a atualização é para valorizar o produtor para mostrar o que é feito desde a implantação do parreiral até a colheita, tratamentos até o produtor final”, comentou o presidente Cedenir Postal, que também preside a Comissão Interestadual da Uva.
Marisson de Melo Marinho, da gerência de produtos Hortigranjeiros e da Sociobiodiversidade da Conab, salientou que está se “tentando chegar ao preço mínimo mais justo ao agricultor, mas existe também uma política de mercado”.
A Superintendência Regional do Rio Grande do Sul da Companhia mensalmente atualiza preços com revendas dos insumos e até diárias de mão-de-obra, para chegar a análises e o estudo é uma atualização de itens que constam nesta avaliação. O material ainda seguirá em fase de elaboração.
Participaram agricultores, dirigentes da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS), com o vice-presidente Eugênio Zanetti, membros da Regional Serra, Emater e da Cooperativa Vinícola Aurora, entre outros.
Jornalismo da Rádio Difusora
PG
Cooperativa Vinícola Aurora realiza encontro com TRT4 sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos