Com aprovação da Reforma Trabalhista, entidade reforça sua atuação representativa a fim de garantir a manutenção e cumprimento dos direitos aos profissionais do segmento
A aprovação das medidas contidas no documento que ficou popularmente conhecido como ‘Reforma Trabalhista’ foi lamentada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves. Isso porque o pacote traz alterações que ferem direitos instituídos e consolidados pela CLT aos profissionais de todos os segmentos.
“O principal revés dessa medida é o notável enfraquecimento do empregado na relação com o empregador, que precisará, a partir de agora, negociar para usufruir de benefícios até então assegurados por lei. Em vez de contribuir para a geração de novos postos de trabalho ou fomentar a economia, como o governo induz a acreditar que ocorrerá, essa alteração apenas deixará os profissionais fragilizados, coagindo-os a aceitar condições desfavoráveis e até mesmo prejudiciais para evitar, por exemplo, represálias como a perda do emprego”, alerta o presidente do STIMMME-BG e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos, Material Elétrico, Eletrônico e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul, Elvio de Lima.
Outro agravante apontado pelo sindicalista é a forma prematura como uma reforma de grande impacto, como a trabalhista, foi apresentada à sociedade e aprovada pelos representantes políticos.
“Não houve diálogo com os profissionais e nem com as entidades de nenhum segmento para a construção desse documento aprovado no Senado. O Governo fechou os ouvidos aos apelos dos Sindicatos de todo o país, interessados em discutir civilizadamente as propostas e encontrar alternativas de comum acordo. O resultado é que não pudemos opinar e, agora, somos obrigados a aceitar uma reforma trabalhista que prejudica a todos”, lamenta o presidente.
Diante dessa nova realidade, o Sindicato assume um papel ainda mais importante no amparo ao trabalhador. “Passaremos por um período de mudança e adaptação a essa nova condição que nos foi imposta. Nesse momento, mais do que nunca, as entidades sindicais estarão ao lado dos profissionais que representam, transmitindo orientações, participando das negociações e guiando a tomada de decisões para evitar que os trabalhadores sejam ainda mais lesados com essa Reforma”, garante Elvio.
Contra o enfraquecimento sindical
A Reforma Trabalhista trouxe à pauta outro tema polêmico, que é a extinção gradual da contribuição sindical obrigatória – uma manobra política que vem sendo interpretada por muitas lideranças como tentativa de enfraquecer as entidades e, consequentemente, seu poder de atuação e representatividade. Com a aprovação das medidas, o pagamento da mensalidade será facultativo ao profissional. “Esse item constitui um dos mais graves retrocessos ao movimento sindical, afetando negativamente entidades cuja função é, justamente, defender o empregado, o elo mais fraco na relação trabalhista.
Por outro lado, a nova lei obriga os Sindicatos a reinventarem sua forma de atuação, mostrando-se cada vez mais úteis e imprescindíveis ao trabalhador. Caberá a essas organizações revisarem sua atuação e criarem novos atrativos para manter o interesse e adesão dos profissionais.
O STIMMME-BG tem uma base muito bem alicerçada nesse sentido – são diversos os benefícios e facilidades oferecidos ao associado (atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, consultas jurídicas e previdenciárias, convênios, cursos profissionalizantes, atividades sociais e de lazer, entre outras) e que, certamente, sustentam a relação estabelecida com o trabalhador. O desafio será, sem dúvida, manter e ampliar esses serviços em prol da categoria”, diz.
Atualmente, o STIMMME-BG congrega aproximadamente 3,5 mil associados, representando cerca de 14 mil profissionais da categoria e atua em 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul.
Em sua trajetória de 50 anos, a entidade consolidou reconhecimento nacional enquanto modelo de gestão sindical seja pela atuação responsável, ética e transparente em prol dos trabalhadores ou pela atuação permanente, visando à consecução de serviços e benefícios oferecidos aos associados.
Fonte: Exata Comunicação
Governo do Estado abre inscrições para treinamento sobre envio de planos de trabalho para projetos eleitos na Consulta Popular
Título de Cidadão de Bento Gonçalves será entregue ao Cônsul-Geral da Itália, Valerio Caruso
Projeto que cria o Dia Estadual do Sommelier avança na Assembleia Legislativa