Startup incubada na UCS está entre as jovens empresas gaúchas que devem fazer a diferença em 2021

Ranking divulgado pelo Sebrae e pelo Instituto Caldeira identificou startups promissoras em diversos segmentos. Integrante do ambiente de aceleração de negócios inovadores StartUCS, a MeEmpresta, que formaliza empréstimos e investimentos entre pessoas, foi destaque na categoria ‘Finanças’

MeEmprestastartup incubada no ambiente de aceleração de negócios inovadores StartUCS, uma das dimensões da Agência de Inovação UCS iNOVA, foi apontada como uma das 35 jovens empresas que prometem fazer a diferença na retomada dos negócios neste ano. A distinção foi conquistada na categoria ‘Finanças’. A lista, elaborada para fomentar inovação e disseminar cases de sucesso pelo Sebrae em conjunto com o Instituto Caldeira, segmenta-se em verticais que impactam diretamente na economia do Estado: agronegócio (agrietchs), varejo (retailtechs), indústria (indtechs), saúde (healthtechs), educação (edtechs), finanças (fintechs) e alimentos (foodtechs).

O levantamento, divulgado no dia 4 de janeiro, foi realizado a partir de uma análise do mercado de atuação destas empresas e considera startups já consolidadas e que estejam escalando o negócio, proporcionando soluções para problemas reais. O ranking tem o intuito de apontar as startups que contribuem para transformar determinados setores econômicos com potencial para aumentar o nível de inovação dos seus ecossistemas, tornando-os mais preparados para o futuro.

MeEmpresta adota uma abordagem diferente da tradicional no mercado financeiro ao prestar serviço P2P, que formaliza empréstimos entre pessoas. “Nesse sentido, tem impactos tanto sociais quanto econômicos”, conforme explica o coordenador do StartUCS, professor Fábio Verruck, ao exaltar a conquista da organização. A intenção é facilitar o acesso ao microcrédito por quem dele necessite e permitir, também, os microinvestimentos de pessoas dispostas a contribuir. A intermediação da plataforma diminui burocracias e coloca em contato quem precisa de empréstimos com quem tem interesse e disponibilidade financeira para emprestar. Criada em 2017, está em estágio de aceleração e escalada do negócio no StartUCS.

Empresa parceira também se destaca

Outra startup que se conecta à UCS integra a lista, na categoria ‘Indústria’. É a parceira em pesquisa e desenvolvimento de projetos Mantoflex Indústria de Plásticos, dedicada à síntese de poliuretano termoplástico (TPU). Atualmente, uma pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade é realizada na empresa com o apoio do CNPq. O projeto, que tem o intuito de aproximar a pesquisa acadêmica da resolução de problemas empresariais, volta-se ao desenvolvimento de compósitos híbridos (fibras de carbono e grafeno) de poliuretano termoplásticos com propriedades térmicas e tribológicas otimizadas.

Sebrae e Instituto Caldeira

O Sebrae RS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos. O Instituto Caldeira, instituição sem fins lucrativos, busca conectar empresas e startups para estimular o ecossistema de inovação do RS.

Fonte: Imprensa UCS

error: Conteúdo Protegido