Ranking divulgado pelo Sebrae e pelo Instituto Caldeira identificou startups promissoras em diversos segmentos. Integrante do ambiente de aceleração de negócios inovadores StartUCS, a MeEmpresta, que formaliza empréstimos e investimentos entre pessoas, foi destaque na categoria ‘Finanças’
A MeEmpresta, startup incubada no ambiente de aceleração de negócios inovadores StartUCS, uma das dimensões da Agência de Inovação UCS iNOVA, foi apontada como uma das 35 jovens empresas que prometem fazer a diferença na retomada dos negócios neste ano. A distinção foi conquistada na categoria ‘Finanças’. A lista, elaborada para fomentar inovação e disseminar cases de sucesso pelo Sebrae em conjunto com o Instituto Caldeira, segmenta-se em verticais que impactam diretamente na economia do Estado: agronegócio (agrietchs), varejo (retailtechs), indústria (indtechs), saúde (healthtechs), educação (edtechs), finanças (fintechs) e alimentos (foodtechs).
O levantamento, divulgado no dia 4 de janeiro, foi realizado a partir de uma análise do mercado de atuação destas empresas e considera startups já consolidadas e que estejam escalando o negócio, proporcionando soluções para problemas reais. O ranking tem o intuito de apontar as startups que contribuem para transformar determinados setores econômicos com potencial para aumentar o nível de inovação dos seus ecossistemas, tornando-os mais preparados para o futuro.
A MeEmpresta adota uma abordagem diferente da tradicional no mercado financeiro ao prestar serviço P2P, que formaliza empréstimos entre pessoas. “Nesse sentido, tem impactos tanto sociais quanto econômicos”, conforme explica o coordenador do StartUCS, professor Fábio Verruck, ao exaltar a conquista da organização. A intenção é facilitar o acesso ao microcrédito por quem dele necessite e permitir, também, os microinvestimentos de pessoas dispostas a contribuir. A intermediação da plataforma diminui burocracias e coloca em contato quem precisa de empréstimos com quem tem interesse e disponibilidade financeira para emprestar. Criada em 2017, está em estágio de aceleração e escalada do negócio no StartUCS.
Empresa parceira também se destaca
Outra startup que se conecta à UCS integra a lista, na categoria ‘Indústria’. É a parceira em pesquisa e desenvolvimento de projetos Mantoflex Indústria de Plásticos, dedicada à síntese de poliuretano termoplástico (TPU). Atualmente, uma pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade é realizada na empresa com o apoio do CNPq. O projeto, que tem o intuito de aproximar a pesquisa acadêmica da resolução de problemas empresariais, volta-se ao desenvolvimento de compósitos híbridos (fibras de carbono e grafeno) de poliuretano termoplásticos com propriedades térmicas e tribológicas otimizadas.
Sebrae e Instituto Caldeira
O Sebrae RS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos. O Instituto Caldeira, instituição sem fins lucrativos, busca conectar empresas e startups para estimular o ecossistema de inovação do RS.
Fonte: Imprensa UCS
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família