Encontro abordou vantagens da ferramenta, debateu segurança contra fraudes e novas políticas de crédito, além de trazer panorama econômico
Mais representativo banco de dados com informações de crédito e inadimplência do país, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) teve sua relevância destacada durante a 2ª Convenção Lojista, em Gramado. Essencial para o nascimento do movimento lojista, a ferramenta segue sendo determinante no fomento dos negócios, estando cada vez mais adaptada às necessidades atuais.
Esse tema ocupou parte do painel dedicado ao Encontro de Clientes Estratégicos SPC Brasil, nesta quinta-feira (11). “O SPC é nossa alma”, resumiu Ivonei Pioner, anfitrião do evento como presidente da Federação Varejista do RS, promotora da Convenção Estadual Lojista e entidade que representa com exclusividade o SPC no Estado.
O presidente do SPC Brasil, Roque Pelizzaro Junior, destacou a importância do serviço para a saúde financeira das empresas, ainda mais em tempos de desconfiança. “Vivemos um momento delicado na economia, a despeito do cenário político, com alta taxa de juro e sem perspectiva de redução a médio prazo. Temos o maior índice de endividamento, e o próximo passo é a inadimplência, por isso, o negócio precisa ter uma ferramenta cada vez mais apurada, e estamos fazendo isso”, comentou Pelizzaro.
Segundo ele, a busca é por oferecer um atendimento cada vez mais personalizado, buscando uma calibragem dentro do escore médio a fim de adequar o crédito dentro dos diferentes públicos. “Temos uma grande evolução na base de dados. Temos toda a informação de 15 anos, de todo mundo que tem uma transação bancária, algum empréstimo, financiamento de cartão. Eu deixo de ter uma fotografia e começo a ter um filme. Ainda, tenho o SCR do Banco Central, que traz o resto das instituições financeiras e a pluralidade dos segmentos”, disse.
Em outro momento do encontro, o responsável pela operação de Crédito e Cobrança e SAC das Lojas Berlanda, Luiz Francischini, abordou o tema “Fraude em Alta: Como Analisar e Conquistar Novos Clientes com Segurança”, mostrando como ele utiliza as ferramentas antifraude disponíveis no SPC. “Precisamos conscientizar o público de que é importante o uso dessas ferramentas, porque o fraudador utiliza a tecnologia no seu trabalho, e nós, varejistas, nem sempre acompanhamos”, salientou. Para ele, hoje está mais fácil coibir ações fraudatórias, mesmo que a tecnologia também seja utilizada por fraudadores. “Com as ferramentas que o SPC, junto com seus parceiros têm, conseguimos ter mais de 99% de assertividade na veracidade de documentos e conseguimos fazer checagem se a pessoa que está de posse do documento é a pessoa verdadeira”, disse.
O evento também contou com outros painéis, como o da especialista de Análise Econômica do Sicredi, Eleonora de Oliveira, trazendo um panorama econômico global. Uma das previsões é uma desaceleração macro. “A guerra tarifária e o impacto nas economias sinalizam para um menor crescimento global. O FMI reduziu a expectativa de 3,3% para 3%. Esse 0,3% não é pouco, equivale a quase 600 bilhões de dólares, quase um quarto da economia brasileira”, ponderou. Além desse, o evento teve o debate “Novas Tendências na Política de Crédito: Inovação, Dados e Inteligência Artificial na Jornada do Cliente”. Mediado pelo vice-presidente da Federação Varejista, Marcos Carbone, contou com o conhecimento da diretora da Lojas Kinei, Roseli Reis; do diretor de serviços da Lojas Becker, Vanderlei Ely; e da diretora de crédito e cobrança das Lojas Colombo, Edinara Gregoli.
Fonte: Raquel Piegas | Exata Comunicação e Eventos
Foto: Diego Dias
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