Sossella é agraciado com a Medalha General Mascarenhas de Moraes

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) foi agraciado, nesta terça-feira (9), com a Medalha General Mascarenhas de Moraes, concedida pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A entrega ocorreu em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, no evento alusivo ao Dia da Vitória.

A solenidade marcou os 72 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, ocorrido em 8 de maio de 1945. Estiveram presentes representações de militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, além de veteranos da Segunda Guerra, do secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer, e demais lideranças.

A medalha é uma forma de homenagear de forma permanente pessoas que tenham prestado significativos serviços à Força Expedicionária Brasileira, à associação ou à classe por ela assistida. “Em 2014, quando presidente da Assembleia Legislativa, Sossella nos agraciou com a Medalha da 53ª Legislatura pela passagem dos 70 anos da participação da FEB na Segunda Guerra. Foi um reconhecimento muito importante para todos nós em um momento difícil e agora retribuímos este gesto”, explicou o presidente da FEB Regional Porto Alegre, Jorge Krieger de Mello.

A imposição da medalha a Sossella foi feita pelo general de Divisão, Valério Stumpf Trindade, comandante da 3ª Região Militar. “Para nós é uma grande honra recebermos esta homenagem e participar deste momento que reverenciou a memória de militares e civis que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra e prestou homenagem de respeito a todos aqueles enfrentaram o rigor do combate”, destacou Sossella.

O Brasil foi o único país sul-americano a enviar uma Tropa para combater na Segunda Guerra Mundial. A FEB desembarcou em Nápoles em 16 de julho de 1944 e combateu por 239 dias. No período foram registradas as vitórias de Camaiore, Monte Prano, Monte Castelo, Montese, Fornovo, sendo marcante sua destacada atuação na rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã.

Crédito das fotos: Wilson Cardoso

Fonte: Gabinete Sossela

error: Conteúdo Protegido