O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) defendeu mais diálogo a respeito do programa de concessão das rodovias federais do Rio Grande do Sul durante audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O evento ocorreu no auditório do Sest/Senat, em Porto Alegre, na quinta-feira (16).
O trecho a ser licitado no Estado prevê a concessão das rodovias federais BR-101/290/386/448, que englobam 32 municípios gaúchos. O programa consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade.
“Deixamos claro a ausência de mais debate sobre o modelo de pedágio a ser implantado pelo governo federal no Estado. As pessoas querem falar sobre o tema nas suas regiões”, defendeu o parlamentar.
Sossella também criticou a forma como serão os investimentos previstos no Programa de Exploração de Rodovia (PER). “O que foi apresentado nos mostrou que só teremos duplicação na BR-386 a partir do 12º ano de cobrança dos pedágios. Isso é inadmissível. Não merecemos passar mais 15 anos sem ver a BR-386 duplicada entre Lajeado e Tio Hugo. Pedágio se justifica se tiver pista duplicada”, enfatizou.
Outra questão apontada pelo parlamentar foi quanto ao momento econômico em que está sendo lançado o programa de concessão federal no Estado. “A taxa de juro está muito cara, ou seja, as concessionárias terão que pegar recursos e vão pagar alto por isso, o que irá, automaticamente, impactar no valor final da tarifa”, completou.
Fonte: Gabinete Deputado Sossella
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