Em Brasília, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) agendou e intermediou na segunda-feira (7) uma reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e representantes da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas (AMUSUH).
Em pauta, o pedido para que o ministro interceda junto ao presidente Michel Temer para que seja sancionado o Projeto de Lei (PLC 315/2009), que altera a distribuição da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) entre União, estados e municípios. A proposta foi aprovada por unanimidade no Senado no dia 11 de abril.
A proposição aumenta de 45% para 65% a fatia da CFURH destinada aos 729 municípios que tiveram suas terras alagadas pelas represas das usinas. Mais de R$ 42 milhões de brasileiros serão beneficiados pela mudança. Os municípios atingidos pelas barragens são responsáveis por mais de 60% da geração de energia elétrica do Brasil.
Na sequência, Sossella acompanhou a comitiva em reunião na Câmara dos Deputados, onde foram alinhavados os últimos detalhes políticos sobre o acordo.
Entre os presentes estavam o presidente da Amusuh e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Antônio Salmória; vice-presidente da Amusuh e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda; prefeito de Mariano Moro, Irineu Fantin; vice-prefeito de Marcelino Ramos, Ayr Loss; prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto; prefeito de Pinhal da Serra, Anderson de Jesus Costa; prefeito de Severiano de Almeida, Milton Vendruscolo; e prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossato Fredi; e representantes de outros Estados.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves