De 13 de outubro a 1º de novembro, 83% dos 12.978 assentados da Reforma Agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas sacaram o valor de R$ 1 mil do programa SOS Estiagem, do governo do Estado. O apoio financeiro é destinado às famílias residentes em áreas rurais que registraram perdas na última safra de verão, por conta da estiagem.
Em parcela única, o recurso estará disponível pelo período de 80 dias, a contar de 13 de outubro. Para ter direito ao recurso, é necessário possuir inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) em 29 de março de 2022 e residir em município que teve seu decreto de situação de emergência ou de calamidade pública homologado pelo Estado entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022.
Utilizando o número do CPF, a pessoa deve consultar se seu nome consta como beneficiário no site www.sosestiagem.rs.gov.br. Os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e prefeituras também poderão ajudar a fazer a pesquisa no portal.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que coordena essa política de crédito emergencial, informa que aqueles que se enquadrarem nos requisitos e, ainda assim, não tenham encontrado seus nomes/CPFs na pesquisa no site, devem remeter ao e-mail sosestiagem@seapdr.rs.gov.br um documento pessoal de identificação constando o número de CPF e a cópia do extrato do CadÚnico. Os assentados da Reforma Agrária podem optar por enviar também Cópia do Termo de Concessão de Uso (TCU) ou Carta de Concessão de Uso (CCU). A documentação deverá ser apresentada até 16 de novembro. A correspondência eletrônica será analisada por comissão, a qual terá o prazo de 30 dias para resposta, a partir do respectivo recebimento.
O saque do valor pode ser feito em qualquer agência do Banrisul, onde o beneficiário deverá apresentar documento de identificação com foto e o número do CPF. O auxílio será pago a apenas um indivíduo do mesmo núcleo familiar.
Serviço
O quê: Pagamento do SOS Estiagem
Quem tem direito: Assentados da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e ribeirinhos
Quais os requisitos: Possuir inscrição ativa no CadÚnico em 29 de março de 2022 e ser residente rural em um dos 416 municípios com situação de emergência ou calamidade pública homologada entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022, decorrente da estiagem.
Quanto: R$ 1 mil por família, em parcela única
Onde: Qualquer agência do Banrisul
Prazo: Até 80 dias para saque, a contar de 13 de outubro de 2022
Mais informações: www.sosestiagem.rs.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
(KPJ)
Seminarista Sergio Viegas Nunes é instituído no ministério de acólito na Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves
POLÍCIA CIVIL PRENDE NO BAIRRO SANTA RITA, EM BENTO, HOMEM QUE DESCUMPRIA MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA
Paróquia São Pedro de Garibaldi sedia comemoração em honra aos 40 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul