Foi realizada no começo da noite desta segunda-feira, 30, junto ao Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a solenidade de comemoração do Dia Estadual do Vinho. A lei 12.019/2003, instituída pelo então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB), define como o primeiro domingo de junho o Dia Estadual do Vinho.
Com a presença do governador José Ivo Sartori, de dirigentes do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Secretários Municipais e lideranças em geral, além de deputados estaduais, o ato foi realizado em meio a uma programação que envolve mais de 250 estabelecimentos com ações e descontos que chegam a 30% em 10 municípios da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, na Campanha Gaúcha, e em São Roque, no interior paulista. Além de Porto Alegre, que sediará a Feira do Vinho no Barra Shopping Sul.
“Este é o resultado do desenvolvimento do trabalho e da fé que estas pessoas chegaram na nossa região e plantaram parreira, fizeram este resultado que está aí, com vinho de qualidade e suco de uva extraordinário”, comentou o governador José Ivo Sartori, em entrevista para Rádio Difusora.
O diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, diz que “o Dia do Vinho é uma quinzena. É uma atividade que promove o enoturismo e a cultura do vinho, para que o povo gaúcho possa apreciar cada vez mais”, salientou.
O Dia do Vinho é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, como resultado do projeto Eventos Integrados e Integradores – fomentado pelo Ministério de Turismo.
Veja a programação do Dia do Vinho aqui
Fonte e fotos: Felipe Machado – direto de Porto Alegre – Central de Jornalismo da Difusora
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21
Belo Natal recebe o show “Tudo Passa” neste final de semana, em Monte Belo do Sul