“Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir”, escreve o Papa Francisco na Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate, sobre a santidade. E neste espírito de olhar a santidade como algo cotidiano, diversas paróquias e comunidades da Diocese de Caxias do Sul prepararam ações com os catequizandos e crianças para celebrar a Solenidade de Todos os Santos, nos dias 04 e 05 de novembro. O Dia de Todos os Santos, originalmente, é 1º de novembro, mas no Brasil – como não há feriado no dia 1º – a Igreja celebra no final de semana posterior.
A Solenidade de Todos os Santos no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, pelo décimo primeiro ano seguido, teve a participação das crianças da comunidade caracterizadas com diversos santos da Igreja Católica. A comemoração iniciou ainda na sexta-feira, dia 03, na missa do Apostolado da Oração presidida pelo bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, e seguiu, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, nas celebrações do domingo, 05 de novembro.
A Comunidade Santa Maria Goretti, que pertence à Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, celebrou a Solenidade de Todos os Santos de um jeito diferente: mais de 70 crianças, adolescentes e jovens da catequese, após pesquisarem sobre a vida e virtudes dos santos e de Maria Santíssima, se vestiram com roupas que representam os santos e santas de Deus e Nossa Senhora. Eles, juntos, participaram da Missa das 17h do sábado, 04 de novembro, com a presença das famílias. O padre Volmir Comparin, que presidiu a Missa, invocou a bênção de Deus sobre as crianças e suas famílias.
Em Caxias do Sul, a Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila celebrou a Solenidade de Todos os Santos na manhã do domingo, dia 05. Na Missa das 11h, diversas famílias levaram seus filhos vestidos com roupas dos santos da Igreja Católica. Ao final, o pároco, padre Volnei Vanassi, abençoou as crianças.
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Antônio Prado, reuniu as crianças revestidas de santos na Missa das 19h do domingo, 05 de novembro. A iniciativa foi da Pastoral dos Coroinhas e teve a adesão de catequizandos da matriz e algumas comunidades. A celebração teve a presença dos padres Kleiton Pena e Lucivan Francieski.
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação