Na noite do último sábado, 25, aconteceu no UCS Teatro, o evento comemorativo dos 50 anos da UCS, reunindo diversos representantes da comunidade que forma a Universidade, entre ex-reitores e familiares, autoridades acadêmicas, funcionários, parceiros e fornecedores; prefeitos, secretários municipais e presidentes de Câmara de Vereadores de municípios da área de abrangência da UCS; representantes da Mitra Diocesana, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), de outras entidades, sindicatos e Instituições de Ensino Superior de Caxias e região; integrantes de entidades universitárias e de órgãos de regulação e fomento à pesquisa; empreendedores, líderes comunitários e imprensa. O governador José Ivo Sartori foi representado pelo conselheiro da Agergs e ex-reitor da UCS, Isidoro Zorzi.
Principal evento comemorativo aos 50 anos da instituição, cuja programação se estende ao longo do ano, a solenidade contou com um passeio pela trajetória da Universidade, entremeado por apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade e com dois momentos de destaque: as homenagens aos ex-reitores, com a ‘Condecoração Brasão da Universidade de Caxias do Sul’, e aos fundadores – o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi, o médico Virci Ramos e o prefeito caxiense em 1967, Hermes João Webber – com a entrega de placas às organizações instituidoras (a Mitra Diocesana, a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e a Prefeitura de Caxias do Sul.
Passeio histórico
Enquanto dois vídeos institucionais alusivos aos 50 anos mostraram a contemporaneidade da UCS, a história foi resgatada por um documentário produzido pela UCS TV (disponível no canal da UCS no Youtube), enquanto os princípios que permearam a criação e as cinco décadas de atuação acadêmica foram trazidos por uma narrativa dos apresentadores.
“É possível identificar, na história da nossa região, que a postura comunitária foi uma construção cultural da sociedade local, marcada pelo espírito associativo. As dificuldades desde a ocupação do território pela imigração oportunizaram aos diferentes grupos uma organização coletiva para construir a vida cotidiana”, destacou um dos trechos.
O relato também recuperou a criação, entre 1949 e 1960, dos cinco primeiros cursos superiores da cidade: da Escola Municipal de Belas Artes (mantida pela Prefeitura de Caxias do Sul); da Escola de Enfermagem Madre Justina Inês (da Sociedade Caritativo-Literária São José); as faculdades de Ciências Econômicas e de Filosofia, Ciências e Letras (da Mitra Diocesana); e a Faculdade de Direito (da Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima). Em 1966, pela mobilização dos três fundadores, surgiu a Associação Universidade de Caxias do Sul que, em 10 de fevereiro de 1967 reuniria os cursos isolados na nova instituição, instalada cinco dias depois.
“A história da Universidade de Caxias do Sul revela o espírito associativo que a constituiu desde a sua origem, numa demonstração verdadeira de sua capacidade de agregar os interesses da comunidade regional”, destacou a apresentação.
Homenagens
A partir daí, a organização, crescimento e consolidação da UCS em cinco décadas foram honrados por meio de homenagem a seus oito ex-reitores. Criada por resolução do Conselho Universitário (Consuni) a Condecoração Brasão da Universidade de Caxias do Sul foi entregue a Santiago Ramos, neto do primeiro reitor, Virvi Ramos (gestão 1967-1972); a Abrelino Vicente Vasata (1974-1987); a João Luiz de Morais (1987-1990); a Jaqueline e Rafael Pauletti (filhos de Ruy Pauletti – 1990-2002); a Luiz Antonio Rizzon (2002-2006); e a Isidoro Zorzi (2006-2010).
A comenda, que também está conferida aos ex-reitores Sérgio de Almeida Figueiredo (1972-1973) e Airton Santos Vargas (1973-1974), não representados no evento, simboliza o reconhecimento da UCS às personalidades acadêmicas, pessoas e entidades que contribuíram significativamente em favor do cumprimento da missão institucional. Os homenageados também receberam um vinho especialmente elaborado em comemoração aos 50 anos da UCS, pela Vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha.
A homenagem à comunidade acadêmica em geral se deu com a execução do Hino da UCS pela Orquestra e pelo Coro da Universidade. Lançada no desencadeamento das comemorações dos 50 anos, no Natal em Família de dezembro de 2016, a composição, que exalta a missão de ‘conduzir para o alto’ por meio do saber, tem letra de José Clemente Pozenatto e música de Gilberto Salvagni.
Após a entrega das placas para as instituições fundadoras, pronunciaram-se o representante da prefeitura municipal, Darcy Pinto Ribeiro Filho; o ex-reitor Isidoro Zorzi, em nome do governo do Estado; e o reitor Evaldo Antonio Kuiava, pela UCS e pela FUCS (veja trechos abaixo). A solenidade se encerrou com exposição de fotos e coquetel no Restaurante Ícaro (Bloco 59). A transmissão do evento, produzida pela UCS TV, será disponibilizada online pela Universidade.
ANO DE COMEMORAÇÕES
A solenidade em comemoração aos 50 anos da UCS dá sequência a uma série de atividades celebrativas iniciadas em dezembro passado, no ‘Natal em Família 2016’, quando foi lançado o hino da Universidade e o calendário comemorativo. Em 10 de fevereiro, data de assinatura do decreto presidencial que criou a instituição, houve missa solene na Igreja São Pelegrino.
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em 14 de fevereiro, e Assembleia Legislativa, no dia 16 do mesmo mês, prestaram as homenagens parlamentares ao cinquentenário da UCS. Em 22 de fevereiro foi distribuída a publicação especial ‘UCS: 50 Anos de uma Universidade Comunitária’, enquanto que em 15 de março houve o lançamento do site exclusivo relativo ao cinquentenário (www.ucs.br/ucs50anos) e do ambiente virtual ‘Minha Historia com a UCS’ (www.ucs.br/ucs-50-anos/minhahistoria/).
Pela iniciativa, todas as pessoas são convidadas a contar como sua vida, seu trabalho, ou de seus familiares e amigos teve, de qualquer forma, relação com a Universidade de Caxias do Sul.
As atividades prosseguirão de abril a dezembro, com lançamento de um álbum comemorativo, e de livros, realização de simpósios, inaugurações, concertos da Orquestra Sinfônica e mostras fotográficas em Caxias do Sul e nas outras sete cidades da região onde a UCS mantém campi. A programação se encerrará em 16 de dezembro de 2017 com a quarta edição do Natal em Família.
Fonte: UCS
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)