Evento gratuito ocorre neste sábado, dia 17 de maio, a partir das 19h30
Neste sábado, 17 de maio, às 19h30, a Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, em Bento Gonçalves, será palco do projeto “Grupo Alforria canta a São Miguel”. A iniciativa idealizada por Odorico Ribeiro visa contar a história da origem da chegada da imagem de São Miguel a Passo Fundo e de sua Romaria, através de um espetáculo artístico-musical.
O projeto tem o objetivo de resgatar e compartilhar com as novas gerações a trajetória de dois escravos passo-fundenses, Generoso e Isaías, que lutaram na Guerra do Paraguai em busca de liberdade. Ao retornarem para casa, pai e filho encontraram a imagem em uma vala e a levaram até a localidade do Pinheiro Torto, em Passo Fundo, onde foi construída a Capela de São Miguel em homenagem ao santo — origem da tradicional romaria da cidade.
Desde sua fundação em 2011, o Grupo Alforria se dedica a transmitir a história às novas gerações e a valorizar a cultura negra na região. “Com o grupo Alforria, propus a ideia de reviver histórias não registradas, passadas de pai para filho desde o tempo da escravidão. Contamos a história da população negra e suas transformações sociais. Agora, vamos levar também essas memórias para além de Passo Fundo”, afirma Odorico, coordenador do Grupo Alforria.
A presidente da Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Zilda Marques Da Silva Nuncio, ressalta da importância do espetáculo de ser encenado no local. “Este espaço é muito mais do que um palco: é um símbolo de resistência, memória e valorização da cultura afro-brasileira. Ao apoiarmos esse evento, estamos reconhecendo a importância da arte como instrumento de transformação social, de fortalecimento da identidade e de combate ao racismo. Cada apresentação, cada música, cada expressão artística, que nasce e é encenada aqui carrega a história de ancestralidade de um povo que resiste e contribui todos os dias para a riqueza cultural do nosso país”.
Em 2021, foi lançado livro “São Miguel – Príncipe, guardião, guerreiro”, pela Universidade de Passo Fundo, que aborda sobre a história da romaria, sendo uma das mais antigas do Estado do RS, que ocorre há mais de 155 anos, em 29 de setembro.
O projeto “Alforria canta a São Miguel” foi aprovado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com financiamento do Pró-Cultura e Governo do Estado, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Fonte / foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
ANEA promove Sessão de Cinema Italiano em homenagem ao Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul
Santuário de Caravaggio viverá noite de fé com Terço Luminoso na 146ª Romaria, em Farroupilha
Pasin cobra Sulgás e Corsan por cortes e baixa qualidade nos serviços