Sociedade 20 de Novembro promove ação em homenagem às ancestrais pretas

Comunidade pode enviar seu vídeo contando um “Um causo da Vó Preta” até o dia 15 de julho

Em 25 de julho comemora-se o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia da Mulher Negra, Caribenha e Latino-Americana. Para comemorar essa data, a Sociedade 20 de Novembro está realizando uma ação intitulada “Um causo da Vó Preta”.  A ação visa resgatar histórias das ancestrais negras (avós, mães, tias, irmãs, etc.) através de vídeos gravados por pessoas que conviveram com elas.

A entidade convida a comunidade enviar um vídeo de até três minutos contando a narrativa. É preciso mencionar o nome da pessoa que está relatando e da mulher ancestral de que vai falar. Os vídeos farão parte do acervo da Afroteca, e da Sociedade 20 de Novembro.

De acordo com a presidente da entidade, Elisângela Fontoura, as mulheres negras de África sempre estiveram a frente de suas famílias, provendo, educando e formando as novas gerações.

“Na sociedade ocidental, a mulher negra foi rebaixada a mero objeto sexual ou força de trabalho. Resgatar as histórias dessas mulheres é resgatar a história do povo negro que foi ignorada. Recontar tais histórias é ‘SANKOFA’, nas palavras de Abdias do Nascimento, ‘retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro’. É minha missão de mulher negra, reverenciar a ancestralidade”, ressalta Elisângela.

Os vídeos podem ser enviados pelo whatsapp (54)981399628 ou pelo instagram @20denovembro.bg, até o dia 15 de julho. Eles serão postados nas redes sociais da entidade a partir do dia 17 de julho. No vídeo deve constar o nome da pessoa que conta a história, o nome da mulher homenageada e um relato da história.

A realização é da Sociedade 20 de Novembro e conta com o apoio da Coordenadoria da Mulher, Secretaria de Cultura, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEABI) do IFRS e Virada Feminina.

Card: Divulgação/Sociedade 20 de Novembro

KPJ

error: Conteúdo Protegido