Imperatriz do Vinho Ana Paula Côrtes Foresti e Damas de Honra Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai falam sobre seus papéis frente à corte
Ainda sob o efeito do que o trio chama de “noite mágica”, a Imperatriz do Vinho Ana Paula Côrtes Foresti e as Damas de Honra Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai sabem que a escolha para a corte da 18ª Fenavinho simbolizou um momento transformador em suas rotinas. Logo, serão requeridas para eventos, assediadas para fotos e interpeladas pela comunidade e por visitantes da festa. Cumprirão uma agenda extenuante de visitas a órgãos de imprensa e a autoridades políticas e também darão expediente durante a vasta programação da 18ª Fenavinho, incluindo os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural e o Vinho Encanado e, claro, a Vila Típica, no Parque de Eventos, entre os dias 8 e 18 de junho.
Nada disso, porém, é encarado como um trabalho. “Fazer parte da corte é passar adiante todo orgulho e admiração pela nossa festa e por nossa cidade, é honrar com responsabilidade e amor essa oportunidade, mas principalmente manter viva a honra e o legado de todos aqueles que atravessaram o oceano em busca de uma vida nova”, destaca a Imperatriz do Vinho.
Para Ana Paula, a festa surgida em 1967 é um marco na história do município. “A Fenavinho é uma celebração, é uma paixão da comunidade, ela representa nossa essência, cultura e raízes”. É uma paixão da qual ela teve oportunidade de sentir um gostinho na noite em que foi eleita Imperatriz e desfilou com a coroa que vestirá pelos próximos meses. “Foi mágico ver o público vibrando, o carinho das pessoas, sentir na pele a verdadeira essência da nossa festa. Com certeza, foi uma das sensações mais incríveis da minha vida”, descreve a arquiteta de 30 anos.
A nova Imperatriz da maior festa da cidade também destaca o envolvimento comunitário que dá vida à Fenavinho, tornando possível escrever novas páginas para a festa. “A Fenavinho representa a tradição da nossa cidade, e com o passar dos anos essa história vai ganhando novos capítulos. Tudo isso acontece por conta das pessoas que fazem parte desse movimento, a comunidade, os agricultores, todas as pessoas que contribuem para celebrar esse momento”. Por isso, convoca desde já a presença do povo para celebrar com suas companheiras de corte a cultura da uva e do vinho que germinou a pujança econômica do município. “Conto com todos vocês para, juntos, fazermos história e brindarmos mais um capítulo dessa festa que demonstra o amor e o abraço caloroso do povo bento-gonçalvense”.
As Damas de Honra Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai compartilham o congraçamento de estarem escrevendo a história da Fenavinho, ocupando um lugar privilegiado e sonhado por muitas meninas. “Fenavinho é história, cultura e união. É a festa em que temos a oportunidade de resgatar as memórias do nosso povo. Fazer parte da corte é viver um momento mágico, levando ao povo a história da nossa cidade, sua cultura e seus encantos. É uma honra fazer parte de mais um capítulo desta linda história e de ter a oportunidade de honrar e valorizar a nossa verdadeira essência”, destaca Liege.
Para Thaís, a Fenavinho traz uma simbologia ligada à cultura e à tradição herdada dos imigrantes italianos. “A festa carrega consigo uma história linda de superação e coragem. Representar essa festa é um orgulho, temos o compromisso de valorizar e fortalecer nossa vitivinicultura e mostrar ao Brasil o potencial empreendedor de Bento Gonçalves”, diz Thaís.
Relembrar os recentes momentos do coroamento é um exercício para elas projetarem como serão os dias de dedicação em representar a festa e o carinho que receberão do público. “Foi uma noite mágica, não tenho palavras para descrever este momento repleto de muitas emoções. Foram muitas as experiências que vivenciamos enquanto nos preparávamos para o grande dia, com o compartilhamento de conhecimentos e a construção de novas amizades. Gratidão pelo carinho e apoio do nosso povo, em especial aos meus amigos, familiares e alunos que foram essenciais na minha caminhada até aqui. Contamos com a presença de todos para juntos celebrarmos mais um capítulo da nossa grande festa”, diz Liege, 24 anos, acadêmica de Educação Física. Assim como ela, Thaís destaca o aprendizado e o carinho recebido. “Foi uma noite muito linda e emocionante, os dias de preparação trouxeram muito conhecimento e experiências novas, o espetáculo entregue à comunidade foi resultado da nossa união. Gratidão a todos meus amigos e a minha família que torceram por mim, recebi muito amor e carinho naquela noite. A Fenavinho merece todo nosso amor e dedicação. Contamos com o apoio e participação de toda comunidade para essa festa ser um sucesso” reforça a jovem de 24 anos, formada em Nutrição.
Fonte: CIC-BG
Fotos: Gabriel Santos
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor