A Secretaria da Saúde (SMS) intensifica a vacinação contra o sarampo para pessoas dos seis meses aos 59 anos. A imunização pode ser realizada nas unidades de saúde em dias determinados. As ações de intensificação vacinal contra o sarampo no Rio Grande do Sul ocorrem até 23 de setembro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, promover a atualização da situação vacinal contra o sarampo em indivíduos não vacinados ou com vacinação incompleta e adotar a Dose Zero (0) para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias.
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa por gotículas e aerossol – 90% dos comunicantes suscetíveis são infectados quando em contato com o vírus.
Conforme a coordenadora do setor de imunizações Daiane Orio “a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, controle e eliminação do sarampo”.
Entre as complicações possíveis do sarampo estão infecções respiratórias graves, como pneumonia, otite (infecção ou inflamação no ouvido), doenças diarreicas e doenças neurológicas, que podem provocar sequelas como surdez, cegueira, retardo do crescimento e redução da capacidade mental. O sarampo também pode matar, principalmente crianças menores de dois anos e adultos jovens.
Serviço
Ação de vacinação contra o Sarampo
Horário: das 7:30 às 11h e das 13h às 16:30
Dias:
Central: terça e quinta de manhã
Conceição: terça-feira
Centro de Referência Materno Infantil: segunda-feira
Eucaliptos: quinta-feira
Fenavinho: segunda-feira de tarde
Licorsul: quinta-feira
Maria Goretti: terça-feira de tarde
Municipal: terça-feira
Ouro Verde: terça-feira
Santa Helena: segunda-feira de tarde
Santa marta: quarta-feira
São Roque: sexta-feira
Vila Nova: quinta-feira
Zatt: quarta-feira de tarde
Zona sul: sexta-feira
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Secretaria de Educação: iniciativa promove ciclo de palestras para as famílias dos alunos
Sala de Proficiência da SMED participa do 2º Festival de Matemática da Serra Gaúcha
Consulta Popular entra em período de votação a partir de segunda-feira