A Prefeitura de Bento Gonçalves trabalha na construção de um novo projeto para a causa animal. Em ações que incluem as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, o Município irá ampliar castrações, profissionais para fiscalização e ações de posse responsável.
Nesta terça-feira, 8, a Secretaria da Saúde realizou um encontro, na Fundação Casa das Artes, com representantes da causa animal para apresentar o novo edital de castrações e programas de curto e longo prazo. A reunião foi conduzida pelo Secretário adjunto da Saúde, Gilberto Junior. Estiveram presentes a Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, a veterinária Rafaela Zenatto e a técnica Michele Endress Baumarth.
O último edital para castrações estava em vigência desde 2018, neste período 4 mil procedimentos foram realizados. Para este processo foi ampliado o número de castrações, sendo destinados cerca de R$ 300 mil para o projeto. Cinco clínicas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha se cadastraram.
Entre as modalidades, que constam no Edital, estão castração de cães e gatos, hospedagem após o procedimento, microchip, exames pós-operatório, urgência e emergência, anestesia e táxi-dog.
De acordo com o secretário, as castrações serão realizadas conforme cadastro já realizado e os procedimentos serão encaminhados nos atendimentos realizados pela fiscalização, em casos de denuncias de maus-tratos. “Fizemos uma reorganização interna dentro da secretaria para atender exclusivamente os casos relacionados a causa animal, e estamos construindo ações de curto, médio e longo prazo”, disse.
Para maior controle do trabalho realizado, a SMS passa utilizar o sistema G-VIS da Vigilância em Saúde, que irá facilitar o acompanhamento e evolução do animal, da participação das clínicas, entre outros.
As ações serão complementadas com o programa de Posse Responsável nas escolas, para conscientização sobre adoção e cuidados com o animal; promoção de feiras de adoção, SamuPet e a implantação do playpet na praça Vico Barbieri.
A Secretária de saúde, Tatiane destacou que “apresentamos hoje o resultado de um trabalho intenso da nossa equipe, que passa a agregar ao trabalho da secretaria as ações relacionadas a causa animal”.
Também foi aprovado nesta segunda-feira (07), na Câmara de Vereadores, a contratação de dois veterinários para secretaria do Meio Ambiente, que vão trabalhar exclusivamente nas ações direcionadas a causa animal. O município também trabalha na aquisição de medicamentos de uso veterinário.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Reprodução urbanpethospital.com
(RM)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves