Ações são realizadas diariamente pela equipe da Educação Ambiental em diferentes ruas e bairros do município
A educação ambiental, com foco na correta separação dos resíduos por parte da comunidade, é um dos objetivos do Governo Municipal. Com esse propósito a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM), tem trabalhado forte em ações diárias. Ao longo de 2023 a equipe da Educação Ambiental realizou 5.410 intervenções de sensibilização ambiental (sobre a correta separação de resíduos), junto à comunidade, com uma média mensal de 450 ações dessa natureza.
Ao longo desta semana as equipes realizam atividades de sensibilizações por ruas e bairros do município. A ação é rotineira, e visa conscientizar a comunidade acerca da correta separação do lixo, e o cuidado necessário que é preciso ter para garantir a preservação do meio ambiente. Além disso, como de costume, está sendo feito um trabalho de monitoramento e manutenção da reserva biológica Darwin Geremia, com o objetivo de garantir que o local (utilizado para passeios e estudos ecológicos do Projeto Trilhas), esteja limpo e seguro.
Thais de Carvalho atua no setor de Educação Ambiental e faz parte da equipe que realiza o trabalho de sensibilizações. Ela não esconde o orgulho pelo trabalho que realiza ao longo do ano. “Para mim esse trabalho é de suma importância, porque ter um contato direto com a comunidade, podendo saciar dúvidas e orientar, possibilita maior distribuição de informações sobre a reciclagem de materiais. A questão de resíduos não é somente pensando no futuro, mas também ter empatia com o próximo. Eu tenho orgulho em falar que tentar proporcionar uma cidade mais limpa para todos faz parte do meu trabalho”.
A coordenadora do Setor de Educação Ambiental Caroline Todeschini Lazzarotto comentou que “os projetos de Educação Ambiental estabelecem uma base de compreensão, aceitação e engajamento da comunidade em relação às práticas sustentáveis, como a Logística Reversa e a Coleta Seletiva. A conscientização gerada por esses projetos influencia positivamente a implementação bem-sucedida da coleta segregada dos RSU, promovendo mudanças de comportamento, aceitação social e colaboração entre diferentes partes interessadas”.
Para o vice-prefeito e secretário interino de Meio Ambiente Amarildo Lucatelli “as nossas equipes realizam um trabalho exemplar com a nossa comunidade. Cada setor do meio ambiente está engajado na realização de ações. Isso inclui as sensibilizações, projeto voltado a trilhas ecológicas, palestras em escolas, dentre uma série de outras ações que são realizadas semanalmente”.
Reconhecimento Nacional
No início de dezembro do último ano foi divulgado o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana 2023 (ISLU), destacando que Bento Gonçalves se mantém em 1º lugar no Estado, como o município gaúcho com melhor serviço de limpeza urbana, com índice de 0,792. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), que promoveu o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana- Edição 2023.
Essa é a oitava edição do Índice de ISLU, que avalia, anualmente, os municípios com base em critérios como impacto ambiental e engajamento da sociedade na destinação do lixo.
Orientação sobre a utilização dos contêineres
Resíduos recicláveis
Papel e papelão
jornais e revistas
Embalagens longa vida, garrafas pet
Embalagens plásticas, sacolas e copos descartáveis
Latas de alumínio
Resíduos orgânicos
Restos de alimentos
Toalha de papel usadas
Papel higiênico, fraldas e absorventes
Vidros
Devem ser dispostos ao lado dos contêineres, embalados e identificados. Em breve, serão disponibilizados contêineres na cor verde em alguns pontos da via para sua disposição
Mais informações para reserva de vagas do Projeto Trilha
Setor da Educação Ambiental (SMMAM)
Telefone- 3055 7190
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves