O trabalho foi desenvolvido na última semana e teve por objetivo orientar os profissionais acerca da rotina de ações em prol do meio ambiente
A capacitação e o conhecimento adequados sobre a coleta seletiva desempenham um papel fundamental na prevenção e combate às endemias. Pensando na capacitação dos profissionais, na última semana a Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM) realizou uma palestra intitulada Projeto Formação para os agentes de endemias.
A coordenadora do Setor de Educação Ambiental Caroline Todeschini Lazzarotto comentou que “a coleta seletiva envolve a separação e a destinação adequada de diferentes tipos de resíduos, como plástico, vidro, papel e metal, reduzindo a quantidade de lixo depositada no aterro sanitário. Quando a população é adequadamente capacitada e conscientizada sobre a coleta seletiva, ela se torna mais propensa a adotar práticas de descarte responsável”.
Ao adotar a coleta seletiva, reduz-se o volume de lixo orgânico, que, quando acumulado, pode atrair pragas urbanas, como ratos e baratas, que também são conhecidas por transmitir doenças. Além disso, ao separar e reciclar resíduos, diminui-se a necessidade de produção de novos materiais, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e reduzindo a poluição ambiental.
Ainda conforme a coordenadora “a capacitação e o conhecimento sobre a coleta seletiva não apenas promove a conscientização ambiental, mas também têm um impacto direto na saúde pública, pois ajudam a prevenir a proliferação de doenças endêmicas. É essencial que os Agentes de Saúde e Combate às Endemias disseminem as melhores informações sobre boas práticas nas comunidades, se engajem ativamente nesse processo, compreendendo o papel que desempenham na manutenção de ambientes saudáveis e na proteção de suas próprias vidas e da saúde pública, em geral”.
As ações de cunho ambiental são realizadas periodicamente pela SMMAM.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: SMMAM/Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor