Nesta segunda-feira, 12, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou o plantio anual de espécies nativas em áreas públicas. A ação faz parte do projeto “Plantando um Futuro Sustentável” que está em vigor desde 2019. O local contemplado com o plantio foram os bairros Centro, São Francisco e Tancredo. Foram plantadas mudas de chal chal, pitanga, cereja, guabijú, manacá e canafístula.
O projeto foi desenvolvido pelo Setor de Arborização da SMMAM tendo por princípio a implantação e manutenção da arborização no espaço público, bem como, de revitalizar o paisagismo urbano. A coordenadora do Setor de Arborização, Rejane Lazzarotto, salienta que “o projeto vai além do caráter estético. Ele permite um trabalho correto e permanente, de forma criteriosa e com avaliação técnica”.
A ação segue uma linha de planejamento como definição dos espaços públicos adequados: estabelecimento de canteiros e faixas permeáveis; abertura da cova, que será preenchida com solo de boa qualidade com bastante matéria orgânica; plantio da muda no local definitivo; e o manejo: período de manutenção, quando deverá se cuidar da irrigação, das adubações, das podas, da manutenção da permeabilidade dos canteiros ou faixas, de tratamento fitossanitário e por fim, e se necessário, da reposição do plantio, seja em razão de acidentes ou maus tratos.
Entre 2019 e 2020, o projeto contemplou a plantação de 1.493 de mudas de árvores em locais como escolas municipais, praças, e bairros como São Roque, Progresso, Cidade Alta, Santa Marta, Barracão, Vale dos Vinhedos, São João, Zatt, Botafogo, Centro, entre outros. O secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, ressalta que o projeto: “além de revitalizar o espaço urbano promovendo o seu equilíbrio, garante uma maior qualidade de vida à comunidade e aos visitantes, respeitando os valores culturais, ambientais e de memória da cidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: José Martim Estefanon / Divulgação
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro