As podas são feitas preferencialmente no período do inverno (entre maio e agosto) com critério técnico, de maneira a preservar o quanto possível o formato original da planta e de modo a compatibilizá-la com o espaço físico existente.
Porém as podas e cortes de árvores em provável risco são feitas o ano inteiro, contando também com o apoio da Defesa Civil. Além das árvores, a SMMAM faz a manutenção dos jardins das praças e áreas públicas em geral. Nas áreas particulares a responsabilidade sobre podas e cortes de vegetação é do proprietário, sempre com autorização do órgão competente (Secretaria do Meio Ambiente – Licenciamento Ambiental).
De acordo com o secretário, Claudiomiro Dias a secretaria faz a coleta dos galhos que são resultado das podas realizadas em áreas públicas. “Precisamos que os proprietários tenham cuidado e não realizem o corte de árvores sem autorização, principalmente deixando galhos nas ruas. Temos um cronograma de recolhimento destes galhos, e neste período encontramos muito material descartado irregularmente”, disse.
Na área central e praças, as árvores são monitoradas constantemente pela equipe. As solicitações de corte de árvores em risco nas áreas públicas, devem ser requeridos diretamente na SMMAM, através de formulário próprio. Todas as podas e cortes requeridos pela população são avaliados pelos técnicos, quanto a necessidade ou não da realização do serviço.
Legislação vigente
O município possui em vigor a Lei Municipal 2298 de 15/dez/1993 que disciplina a arborização urbana e conta também com a CMAU(Comissão Municipal de Arborização Urbana) que acompanha o manejo das espécies já implantadas e planeja os plantios, observando a legislação em vigor.
Responsabilização
As podas e cortes de árvores em áreas públicas feitas por particulares, podem ser denunciadas ao fala cidadão e serão dirigidas à Fiscalização Ambiental, que tomará as providencias cabíveis a cada caso. As multas variam de R$ 43,52 a R$ 2.901,60 por árvore.
Cronograma de podas 2021
Junho – Zona Norte: Progresso, Universitário, São Vendelino, São João, Ouro Verde, Aparecida, São Roque e Loteamento Bertolini.
Julho – Zona Sul: Botafogo, Santa Marta, Santa Helena, Fátima, Santo Antão, Imigrante, Santa Rita e Verona.
De 1º a 15 de Agosto – Zona Leste: Licorsul, Fenavinho, Vila Nova, Barracão, Eucaliptos e Cohab.
De 15 a 30 de Agosto – Zona Oeste: Conceição, Pomarosa, Municipal, Jardim Glória, Vinosul e Maria Goretti.
BentoOuv
Pedidos de poda podem ser realizados diretamente no BentoOuv
Página da ouvidoria http://0800.bentogoncalves.rs.gov.br/registra/manifestacao
WhatsApp: (54) 30557142.
Atendimento telefônico: 0800 979 6866
E-mails: ouvidoria@bentogoncalves.rs.gov.br e falacidadao@bentogoncalves.rs.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves
Curso de Design da UCS Bento se posiciona como o melhor da Serra
Empresas têm até esta sexta-feira, 29, para pagar o décimo terceiro salário
Secretaria de Mobilidade Urbana realiza segunda etapa de remoção de fios inutilizados na Avenida São Roque, em Bento