As podas são feitas preferencialmente no período do inverno (entre maio e agosto) com critério técnico, de maneira a preservar o quanto possível o formato original da planta e de modo a compatibilizá-la com o espaço físico existente.
Porém as podas e cortes de árvores em provável risco são feitas o ano inteiro, contando também com o apoio da Defesa Civil. Além das árvores, a SMMAM faz a manutenção dos jardins das praças e áreas públicas em geral. Nas áreas particulares a responsabilidade sobre podas e cortes de vegetação é do proprietário, sempre com autorização do órgão competente (Secretaria do Meio Ambiente – Licenciamento Ambiental).
De acordo com o secretário, Claudiomiro Dias a secretaria faz a coleta dos galhos que são resultado das podas realizadas em áreas públicas. “Precisamos que os proprietários tenham cuidado e não realizem o corte de árvores sem autorização, principalmente deixando galhos nas ruas. Temos um cronograma de recolhimento destes galhos, e neste período encontramos muito material descartado irregularmente”, disse.
Na área central e praças, as árvores são monitoradas constantemente pela equipe. As solicitações de corte de árvores em risco nas áreas públicas, devem ser requeridos diretamente na SMMAM, através de formulário próprio. Todas as podas e cortes requeridos pela população são avaliados pelos técnicos, quanto a necessidade ou não da realização do serviço.
Legislação vigente
O município possui em vigor a Lei Municipal 2298 de 15/dez/1993 que disciplina a arborização urbana e conta também com a CMAU(Comissão Municipal de Arborização Urbana) que acompanha o manejo das espécies já implantadas e planeja os plantios, observando a legislação em vigor.
Responsabilização
As podas e cortes de árvores em áreas públicas feitas por particulares, podem ser denunciadas ao fala cidadão e serão dirigidas à Fiscalização Ambiental, que tomará as providencias cabíveis a cada caso. As multas variam de R$ 43,52 a R$ 2.901,60 por árvore.
Cronograma de podas 2021
Junho – Zona Norte: Progresso, Universitário, São Vendelino, São João, Ouro Verde, Aparecida, São Roque e Loteamento Bertolini.
Julho – Zona Sul: Botafogo, Santa Marta, Santa Helena, Fátima, Santo Antão, Imigrante, Santa Rita e Verona.
De 1º a 15 de Agosto – Zona Leste: Licorsul, Fenavinho, Vila Nova, Barracão, Eucaliptos e Cohab.
De 15 a 30 de Agosto – Zona Oeste: Conceição, Pomarosa, Municipal, Jardim Glória, Vinosul e Maria Goretti.
BentoOuv
Pedidos de poda podem ser realizados diretamente no BentoOuv
Página da ouvidoria http://0800.bentogoncalves.rs.gov.br/registra/manifestacao
WhatsApp: (54) 30557142.
Atendimento telefônico: 0800 979 6866
E-mails: ouvidoria@bentogoncalves.rs.gov.br e falacidadao@bentogoncalves.rs.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM FICA FERIDO APÓS ACIDENTE NO BORGO, EM BENTO GONÇALVES
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo