Contação de histórias, trilhas ecológicas, visitas técnicas, palestras, momentos lúdicos e jogos, entre outros, irão fomentar as boas práticas sobre o uso dos recursos naturais de forma lúdica. Desta forma, os projetos ampliarão as sensibilizações e reflexões sobre a preservação do meio ambiente.
Os projetos que estão sendo oferecidos são:
Agentes da Natureza Mirins: objetiva sensibilizar quanto à correta gestão dos resíduos domésticos, primando por compartilhar informações relevantes para o desenvolvimento sustentável, especialmente as relacionadas ao uso racional dos recursos, bem como à reutilização e reciclagem de resíduos. O projeto envolve palestra, visitas técnicas, visitação no bairro e formatura.
Eu Jogo Limpo com Bento: com o mesmo objetivo de sensibilizar quanto à correta gestão dos resíduos domésticos, o projeto envolve palestra e visitas técnicas, o projeto culmina com um jogo de tabuleiro, em tamanho aumentado, com a temática da sustentabilidade, onde os avatares são os alunos.
Recicle com a Gente – Óleo de cozinha Usado: estimula a população a destinar corretamente o óleo de cozinha usado para reciclagem, entregando-o nos pontos de recebimento do município. Sendo reciclado, torna-se fonte de combustível mais limpa. Neste projeto, a escola pode contar com uma bombona permanente para o descarte e recebimento do óleo da comunidade.
Trilhas: oportunizar a comunidade vivências em locais nativos preservados e arborizados, conhecimento das interações ecológicas, identificação de espécies vegetais e animais, ressaltando a importância da manutenção desses espaços para o equilíbrio e manutenção do clima e ambiente.
Viva a Natureza: visa à educação e sensibilização ambiental para o público infantil e infantojuvenil para questões do uso eficiente e sustentável da água, promovendo relações mais harmoniosas e a conservação da natureza. A sensibilização envolve contação de histórias e teatro de fantoches.
A bióloga Caroline Lazzarotto, do setor de Educação Ambiental da SMMAM, ressalta a necessidade de trabalhar de forma conjunta e contínua o tema da sustentabilidade.
“Estaremos, em 2022, retomando as atividades nas escolas, auxiliando o professor a relacionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos assuntos do cotidiano. Pensar e agir de forma sustentável tem que ser uma atitude permanente, que deve ser aprendida e colocada em prática. Objetivamos, através dos Projetos, oportunizar momentos e vivências significativas, plantando sementes através de pequenas ações que fazem toda a diferença para cada um de nós e para o planeta”.
Para mais informações e agendamentos entre em contato com SMMAM (54) 3055.7190 (telefone e WhatsApp).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SMMAM
(RM)
Governo já vistoriou 55% das propriedades no raio do foco de gripe aviária em Montenegro
Oficinas do projeto “Memórias em Mosaico” abre inscrições em Bento Gonçalves
Com proposta do deputado Guilherme Pasin, Assembleia realiza Grande Expediente pelos 150 anos da Imigração Italiana