A Reserva Biológica Dárvin João Geremia é um espaço de mata nativa protegido e preservado, com as equipes da Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM), realizando monitoramento e estudos frequentes, com o intuito de manter o local limpo, preservando a vida animal e vegetal do espaço.
Na última semana, com o intuito de aprofundar os estudos no local, os acadêmicos de Biologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Eduardo Silveira Lemes, e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Bruno Balotim, estiveram na reserva realizando um estudo sobre líquens (organismo composto que surge de algas ou cianobactérias que vivem entre filamentos de várias espécies de fungos em uma relação de mutualismo, geralmente encontrado em regiões de extensa vegetação e com clima de montanha), e também sobre os mosquitos que compõem a região. A pesquisa tem por objetivo estudar as espécies e a qualidade do espaço que estão inseridas.
Lemes se diz impressionado pelas descobertas, que segundo ele comprovam a riqueza vegetal da reserva, além de estar preservada. “No trabalho dos líquens temos mais de 100 espécimes coletadas, algumas raras também, que estão num ambiente com boa qualidade ambiental, indicando que a reserva está servindo a UCS, cumprindo com o objetivo de manter o microclima da região que está inserida. Nós ficamos surpresos de encontrar a espécie de líquen aqui, porque geralmente encontramos em áreas extensas de preservação, e encontrar numa reserva de ambiente urbano foi ótimo”.
Balotim, acadêmico da UCS destaca que “essas pesquisas são de grande importância. Todas as espécies e grupos têm a importância necessária ao meio ambiente e biodiversidade. Tudo tem alguma importância. A grande presença de líquens reflete na qualidade do ar. São pesquisas bem promissoras”.
A coordenadora do Setor de Educação Ambiental Caroline Todeschini Lazzarotto comenta que “a proteção da biodiversidade é um dos temas que trabalhamos com escolas, e a reserva biológica é um instrumento precioso para que a gente apresente aspectos da biodiversidade paras as crianças, acadêmicos e toda população de Bento Gonçalves. A reserva está de portas tas abertas para os alunos, acadêmicos e sociedade em geral”.
Para solicitar os projetos do Setor de Educação Ambiental, é preciso entrar em contado pelo e-mail meioambiente@bentogoncalves.rs.gov.br solicitando os mesmos. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 3055-7214 com o setor de Educação Ambiental.
Fonte e foto: Reprodução/Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Brigada Militar apreende adolescente por tráfico de drogas, em Garibaldi
Escolas Municipais Infantis: em torno de 1600 alunos retornam em Bento
Governo do Estado assina convênios para programa de moradias e de desassoreamento em Santa Tereza